O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada das famílias brasileiras para os benefícios assistenciais que o Governo Federal oferta. Através dele, as famílias conseguem comprovar a vulnerabilidade social e receber Auxílio Brasil, vale-gás, entre outros auxílios. Confira como fazer a inscrição.
O CadÚnico é uma forma de regularizar e fiscalizar a participação das famílias de baixa renda nos programas de distribuição de renda do Governo Federal. Portanto, além de realizar a inscrição, comprovando que atende aos requisitos opara participar dos programas, as famílias também precisam atualizar o cadastro periodicamente ou quando solicitado.
Leia mais: Auxílio Brasil 2022 liberada mais um lote do reajuste de R$600; conheça o calendário
Como fazer a inscrição no CadÚnico?

As famílias que desejam realizar a inscrição no CadÚnico podem se dirigir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de seu município com documentação pessoal dos membros das famílias.
No mês de março de 2022, o Governo criou um aplicativo para que as famílias possam acessar seus dados junto ao CadÚnico. As famílias que precisam realizar alguma alteração estarão em situação de Averiguação ou Revisão Cadastral e o Aplicativo também indica o que precisam fazer para regularizar a situação.
Leia mais: SAIU DATA DE LIBERAÇÃO! Conheça todos os benefícios do novo cartão benefício do INSS
Os beneficiários do Auxílio Brasil que estejam em averiguação possuem até o dia 14 de outubro para regularizarem. Os demais beneficiários tinham o prazo até o dia 12 de agosto para regularizar. A regularização precisa ser diretamente no CRAS caso alguma informação tenha mudado. Mas, se permanecerem as mesmas, pode ser pelo próprio aplicativo
Mas, é importante esclarecer que estar cadastrado no CadÚnico não é garantia de que as famílias serão enquadradas nos benefícios, pois cada um tem requisitos específicos. Porém, é o primeiro passo para começar a receber os benefícios.
De acordo com o Ministério da Cidadania, as famílias que não regularizarem a sua situação dentro do prazo estabelecido e não buscarem regularização posteriormente, serão excluídas do CadÚnico e, consequentemente, deixam de receber os benefícios já no primeiro semestre de 2023.
Os benefícios aos quais o Cadúnico dá acesso são: Auxílio Brasil, vale-gás, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros.
Leia mais: Como sacar o auxílio taxista? Datas e valores de pagamento
Qual a documentação necessária?
Para o cadastramento no CadÚnico junto ao CRAS, o Representante Familiar (RF) precisa levar consigo alguns documentos seus e dos membros da família. Para o RF, os documentos são: CPF ou Título de eleitor. Mas, as famílias indígenas ou quilombolas podem apresentar qualquer outro documento.
Para os demais membros da família é preciso apresentar pelo menos um dos documentos em seguida:
- CPF; ou
- Certidão de nascimento; ou
- Certidão de casamento; ou
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); ou
- Carteira de Identidade; ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
- Título de eleitor.
Leia mais: Liberado calendário de pagamento do Vale-gás: Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!