Organizar e ter uma planejamento financeiro para idosos na terceira idade é um verdadeiro desafio. Muitas pessoas acreditam que após longo tempo de trabalho, quando uma certa idade é alcançada é o momento de curtir a vida. Contudo é necessário tomar muito cuidado! Veja:
A educação financeira para o público da terceira idade é uma ferramenta muito importante para garantir a autonomia, bem como ajudar a ter um equilíbrio financeiro.
De acordo com o Disque 100, canal de informações e denúncias de violação dos direitos humanos do governo federal, contatou-se que os idosos fazem parte do segundo grupo de pessoas mais vulneráveis e em 2019 foram marcadas 48,5 mil queixas de violência.
De modo geral, as violações acontecem pela própria família, como filhos, netos, genros, noras, entre outros.
Segundo um levantamento da Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), ocorreu um aumento de 60% nas tentativas de golpes financeiros contra idosos desde o início da pandemia da covid-19.
Os mesmo acabavam caindo em promessas de dinheiro, pois com o desespero não lhe sobrava muitas alternativos do que confiar em quem lhe oferecia mais dinheiro!.
Planejamento financeiro para idosos! Como fazer controle de gastos?

Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; então consulte se seu nome está na lista
Em primeiro lugar é de suma importância que todos os idosos consigam fazer uma reserva de emergência, além disso colocar tudo na ponta da caneta é uma iniciativa válida tanto para os idosos quanto para o público em geral.
Para facilitar, e não se afundar em dívidas, o salário mensal deve-se ter total controle e calcular de acordo com os gastos, como por exemplo:
50% para gastos com moradia, alimentação, saúde, transporte, outros 30% para compras, presentes, comidas em restaurantes, e 20% guardar para uma reserva de emergência, assim estimulando sempre a ideia de poupar dinheiro.
Planejamento financeiro: Empréstimo consignado
Muitos aposentados acabam contraindo um empréstimo consignado para ajudar um filho que passar por alguma dificuldade ou mesmo para fechar as contas do mês, contudo contratar empréstimo para realizar o pagamento desse tipo de despesa é algo muito perigo que pode desestabilizar o orçamento de um idoso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vale ressaltar que empréstimos consignados, são descontados diretamente da folha de pagamento dos beneficiários, caso não seja algo feito com planejamento, pode virar uma bola de neve.
Como investir seu dinheiros depois dos 60 anos?
Leia mais: É obrigatório ter o novo RG? Fique por dentro das novidades
Para os cidadãos da terceira idade indica-se realizar um investimento em aplicações com alta liquidez e baixa volatilidade.
Esses investimentos preservam o capital e podem ser sacados rapidamente sem prejuízo. No caso de imóveis, por exemplo, não se encaixam nessas características porque se você precisar vender um imóvel rápido, vai ter que vender abaixo do preço justo.
Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Assim, veja novo valor do salário INSS
Alguns idosos ainda podem considerar os seguros de vida para ampliar a proteção financeira de quem contrata e da família. Hoje em dia, muitas seguradoras aumentaram a idade limite de contratação, na qual pode chegar até 70 anos, além disso muitos produtos oferecem coberturas que podem ser usufruídas em em vida, como por exemplo, pagamento de contas médicas.
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os diasde forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!