Com o aumento significativo de golpes envolvendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), é fundamental que idosos e suas famílias estejam cientes das armadilhas preparadas por criminosos. Estes fraudadores têm se aproveitado da vulnerabilidade financeira de muitos idosos para aplicar golpes que podem causar grandes prejuízos financeiros e emocionais.
Identificado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o esquema envolve abordagens fraudulentas por SMS ou WhatsApp, onde os criminosos solicitam pagamentos indevidos para a liberação do benefício. A atenção deve ser redobrada a qualquer pedido de transação financeira nesses termos.
O que é o BPC/Loas e quem tem direito?
O BPC/Loas é um recurso importante no apoio social a idosos de 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, garantindo-lhes um salário mínimo mensal. Para receber esse auxílio, é necessário estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e comprovar não ter condições de sustento pela renda familiar.
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Como Identificar e Evitar Golpes Com o BPC/Loas?
Os Métodos dos Golpistas
Criminosos contatam as vítimas alegando que elas têm direito a receber o benefício, por vezes marcando encontros físicos para a suposta liberação dos valores. Durante esses contatos, pedem um pagamento adiantado — que pode ultrapassar os R$ 400 — sob pretexto de que isso agilizaria o processo, o que é completamente ilegítimo e contrário aos procedimentos oficiais do INSS.
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Como se Proteger Contra Esses Golpes?
Nunca efetue pagamentos para liberar benefícios
Desconfie de mensagens que solicitam seus dados pessoais
Utilize apenas os canais oficiais da Previdência Social para qualquer procedimento
Mantenha seus dados de contato atualizados apenas pelos canais
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Denuncie Sempre!
É vital que qualquer tentativa de fraude seja imediatamente denunciada. O INSS reforça que todos os procedimentos e comunicações sejam realizados pelos seus canais oficiais para evitar fraudes e proteger as informações dos beneficiários. Ao suspeitar de qualquer atividade suspeita, entre em contato imediatamente com a linha 135 ou relata via o site ou app Meu INSS. A segurança das informações e o bem-estar dos beneficiários são prioridades para a instituição.
Fique atento e informado para não se tornar mais uma vítima desses esquemas fraudulentos. Proteger-se é a melhor forma de combater esses criminosos.
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