Aposentadoria por Invalidez 2024: Guia Completo das Doenças que Concedem o Benefício!

Uma das modalidades de benefícios previdenciários que mais gera dúvidas é a aposentadoria por invalidez. Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações atualizadas para 2024 destacando quem tem direito a ela, como funciona o processo de solicitação e quais são as doenças que podem garantir a concessão desse benefício.

O que é e quem pode receber a aposentadoria por invalidez em 2024?

Aposentadoria por Invalidez 2024: Guia Completo das Doenças que Concedem o Benefício! (Fonte: Edição/Jornal JF)
Aposentadoria por Invalidez 2024: Guia Completo das Doenças que Concedem o Benefício! (Fonte: Edição/Jornal JF)

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que, por conta de doenças ou acidentes, se encontram permanentemente incapazes de exercer qualquer atividade laboral. O intuito desse benefício é garantir o sustento dessas pessoas que, por conta de uma condição de saúde, se encontram impossibilitadas de trabalhar.

Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!

Para ter direito a essa aposentadoria, é necessário ser segurado da Previdência Social, cumprir algumas regras e passar por perícia médica do INSS. Esse procedimento tem a finalidade de avaliar se realmente a condição de saúde impede o retorno ao trabalho.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quais doenças dão direito à aposentadoria por invalidez 2024?

A lista de doenças que garantem o direito a aposentadoria por invalidez é estipulada pelo Ministério da Saúde e, recentemente, sofreu uma atualização. São doenças consideradas graves, incuráveis ou que impossibilitam a continuação do trabalho.

Além disso, existem situações em que a pessoa, embora tenha condições de trabalhar, não pode fazer o que fazia antes e, portanto, é necessário entrar com um pedido de reabilitação profissional.

Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira

Algumas das doenças que garantem o benefício são: AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), alienação mental, doença de Parkinson, esclerose múltipla, hepatopatia grave, paralisia irreversível e incapacitante, entre outras.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez 2024?

O pedido da aposentadoria por invalidez 2024 pode ser feito de forma digital através do site ou do aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento através do número 135. É importante ressaltar que para ter o benefício concedido é necessário passar por uma perícia médica.

Leia mais: URGENTE: BANCO CENTRAL revela R$7,1 Bi não sacados – Saiba como consultar o seu DINHEIRO ESQUECIDO!

O agendamento da perícia também pode ser feito online e é durante essa avaliação que será analisada a situação do trabalhador e definida a concessão (ou não) da aposentadoria por invalidez.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez 2024?

Até 2019, era garantido ao segurado 100% do valor do salário de benefício. No entanto, com as novas regras da reforma da previdência, o cálculo do benefício mudou. Agora, o valor corresponderá a 60% do salário de benefício, com acréscimo de 2% para cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para as mulheres e 20 anos para os homens.

Portanto, é fundamental que o segurado esteja atento à todas as mudanças para não ser pego de surpresa e, se possível, buscar assessoria jurídica para garantir uma maior segurança durante todo o processo. O direito ao auxílio-doença, é temporário, mas no caso de constatação de incapacidade permanente, pode ser convertido em aposentadoria por invalidez.

Essas são as informações essenciais para entender melhor sobre a aposentadoria por invalidez em 2024. Lembre-se sempre de buscar informação de fontes confiáveis e, em caso de dúvidas, procure profissionais especializados na área previdenciária.

Veja Também:

SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.