Muitos brasileiros são assombrados todos os meses com a fatura de pagamento do seu cartão de crédito. Ocorre que muitas vezes as contas saem do controle e o valor da conta do cartão é mais alto que o valor do rendimento mensal, assim é necessário saber como usar o cartão de crédito.
Além disso, o cartão de crédito muitas vezes gera altos custos, isto porque o juros são muito altos. Principalmente quando não se paga o valor da fatura inteira. Este artigo é para quem procura controle financeiro e uma forma de se livrar de juros de cartão.
Confira abaixo as próximas 6 dicas de como usar o cartão de crédito que podem salvar o seu bolso e te dar uma folga nas contas com o cartão de crédito.
Não utilizar o recurso de pagamento da parcela mínima do cartão
Quando a pessoa paga apenas o valor mínimo da fatura ela entra no crédito rotativo, que é uma espécie de empréstimo. No entanto, esta modalidade utiliza valores muito altos de juros e pode gerar uma divida maior a qual você não conseguirá arcar.
Portanto. É importante analisar o valor dos juros que serão aplicados no caso de escolher o pagamento mínimo da fatura. Em alguns casos pode ser mais vantajosa adquirir empréstimos que aplicam juros mais baixo para pagar a fatura do cartão de crédito.
Faça um controle do valor das próximas faturas
É importante controlar o valor da sua fatura para que o total não seja um valor mais alto do que você consegue pagar. Portanto, o conselho é manter o cartão de crédito com um valor de 50% de sua renda liquida. Desse modo, é uma forma de garantir que seus gastos no cartão não serão maiores que sua renda liquida.
Leia Mais: Bancos estão oferecendo pagamento de um 14º salário para aposentados
Tenha apenas um cartão de crédito
Ocorre que quando se tem mais de um cartão de crédito a probabilidade de perder o controle dos valores gastos é ainda maior. Já que por existir mais limite a tentação para utilizar o cartão e fazer compras que podem comprometer toda a renda será maior. Para pessoas que recebem semanalmente, é possível ter até 3 cartões sendo cada um programado para vencer nos dias 10, 20 e 30. No entanto, mesmo nestes casos é importante o controle da fatura e planejamento financeiro para não entrar em dividas bola de neve.
Leia Mais: INSS anuncia problemas na folha de pagamento dos aposentados: Saiba o motivo
Tente ao máximo não parcelar as compras

Como o parcelamento compromete a renda de forma fixa, quanto menos compras forem parceladas é melhor para o dono do cartão. Ocorre que as compras parceladas ao se somarem pode resultar em dívidas as quais o dono do cartão de crédito não conseguirá arcar, e isso acontece mais do que se imagina, muitas pessoas não tem controle sobre as dívidas e parcelas que possuem, assim, acabam tendo problemas com o total acumulado, por isso, é importante saber como usar o cartão de crédito.
Possuir autocontrole
Quando falamos de cartão de crédito, é muito importante que a pessoa se planeje e utilize o cartão apenas com compras necessárias. E não utilizar o cartão para comprar tudo o que achar interessante por possuir limite o suficiente.
Leia Mais: Pagamento do 14° salário será liberado de acordo com promessa de candidato
É necessário analisar se precisa fazer a compra, se vai conseguir pagar pelo produto e se será possível pagar a fatura do cartão de crédito.
Cancele o cartão
Caso você não consiga se controlar e perder o controle sobre suas finanças se envidando, é melhor cancelar o cartão de crédito. Já que mesmo havendo dividas, você poderá fazer o pagamento por meio de faturas mensais, mesmo com o cartão cancelado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL. Clique no link e saiba mais:
Vai atrasar todos os pagamentos do empréstimo Auxílio Brasil
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.