ATENÇÃO: Como Atualizar Dados Cadastrais no INSS? Confira Nosso Guia Completo!

Manter seus dados atualizados no INSS é super importante para continuar usando os serviços da Previdência Social, bem como, receber os pagamentos.

Mas, a atualização de dados não está restrita apenas aos aposentados e pensionistas, qualquer pessoa que receba auxílio ou outros benefícios do INSS precisa fazer essa atualização.

Isso vale para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e mais. Veja a seguir como atualizar os dados pelo app Meu INSS!

Quem deve realizar a atualização dos dados cadastrais?

Veja a seguir como atualizar dados cadastrais no INSS.
Veja a seguir como atualizar dados cadastrais no INSS. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Além dos aposentados e pensionistas, quem recebe auxílio ou outros benefícios do INSS também precisa fazer a atualização. Os principais são:

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  • Auxílio-Doença;
  • Auxílio-Acidente;
  • Salário-Maternidade;
  • Benefício de Prestação Continuada e outros benefícios.

Documentos para atualização cadastral do INSS

Para mudar suas informações cadastrais remotamente, você pode atualizar dados como nome, e-mail, telefone, atividade e endereço. Para isso, tenha os seguintes documentos à mão:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

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No entanto, se você é representante legal ou procurador, também precisa fornecer procuração e termo de representação legal.

Outros documentos importantes incluem extrato de empréstimo consignado, extrato de pagamento de benefícios, extrato para Imposto de Renda e o extrato previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

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Como fazer a atualização dos dados cadastrais do INSS?

Para atualizar suas informações, comece reunindo os documentos necessários. São eles:

  1. Acesse o portal Meu INSS e faça login;
  2. Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”;
  3. Clique em “novo requerimento”;
  4. Busque por “dados” e selecione “atualização dos dados cadastrais”.
  5. Clique no ícone azul “Atualizar” e, se necessário, altere os dados de contato.

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Como alterar dados do INSS?

Se precisar mudar alguma informação, siga estes passos:

  • Digitalize os documentos necessários seguindo as instruções fornecidas;
  • Clique em “Avançar” e preencha as informações solicitadas;
  • Finalize a solicitação e acompanhe o requerimento pelos canais disponibilizados pelo INSS.

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Manter seus dados sempre atualizados é crucial para acessar os benefícios do INSS de maneira fácil e sem complicações, além de garantir que o pagamento do benefício não seja suspenso ou até mesmo cancelado.

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O INSS ainda usa a data de aniversário do beneficiário para realizar a prova de vida. Assim, em janeiro, eles checam a vida dos aniversariantes desse mês, com 10 meses para concluir o procedimento. Se não conseguirem confirmar as informações necessárias nesse meio tempo, o instituto entra em contato com o aposentado ou pensionista para orientá-lo sobre um dos procedimentos que o mesmo pode usar.

Nesse sentido, após atualizações na prova de vida, a nova maneira de validar o procedimento facilitou a vida dos beneficiários do INSS, já que muitos não precisam mais ir até a agência. Mas é importante ficar de olho na atualização dos dados no app Meu INSS para não perder o pagamento.

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Se não houver movimentação por mais 60 dias através de um dos procedimentos usados pelo instituto, o INSS faz uma pesquisa externa para encontrar o segurado. Em outras palavras, eles enviam um funcionário até a casa do segurado.

Se não o encontrarem, podem suspender o pagamento do benefício até que as validações necessárias sejam feitas. Portanto, é crucial manter os dados atualizados no app da Previdência, como endereço, telefone e e-mail.

Veja em nosso blog todos os procedimentos que você pode realizar para validar a sua prova de vida!

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