Neste ano, a prova de vida passou por novas alterações que dizem respeito a como fazer a prova de vida em 2024. No entanto, muitos segurados ainda não sabem quais foram as mudanças e arriscam perder sua aposentadoria.
Então, veja a seguir como garantir seu benefício e se proteger com a prova de vida. Confira!
Veja como funciona a prova de vida e como fica a suspensão dos benefícios
Em síntese, a prova de vida, como o próprio nome diz, é uma operação realizada para comprovar que uma pessoa está viva e que pode, assim, continuar recebendo sua aposentadoria, pensão ou outro benefício da Previdência Social.
Leia em seguida: AGORA SIM: Saiu no Diário Oficial as NOVAS DATAS de pagamento do 13º salário INSS – Não Fique de Fora, Consulte aqui o Dia do Seu Saque
Em se tratando da sua realização, antes das recentes alterações, o próprio segurado era o responsável por realizar a prova de vida. No entanto, em 2023, o Governo Federal e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) entenderam que a operação precisava mudar.
Desde então, a própria autarquia passou a ser a responsável por sua realização através de um sistema de cruzamento de dados. Por essa operação, também ficou menos provável a ausência da prova de vida e assim a perda da aposentadoria. Entretanto, ainda é possível.
Embora com o instituto realizando a operação, seja menos provável, alguns benefícios ainda eram bloqueados pela falta de realização da prova de vida. No entanto, neste ano, o INSS decidiu suspender o bloqueio de aposentadorias por falta da realização da operação até o término de 2024.
Vale destacar também que, o prazo de renovação do benefício, de dez meses, vai passar a contar da última atualização e não da data de aniversário do beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
E o que serve como prova de vida em 2024?
Por se tratar de uma operação que passou a ser realizada pelo próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os documentos utilizados precisam ser aqueles que apareçam nos sistemas utilizados pela autarquia e validados com o cruzamento de dados.
Leia em seguida: Descubra 3 Fatores que Podem Causar Envelhecimento Precoce sem Você Perceber!
Dentre eles estão o comprovante de pagamento de benefício via biometria; empréstimo consignado por meio de biometria; comprovantes de vacinação; comprovante de votação nas últimas eleições; declaração de Imposto de Renda; atendimento e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros.
Aprenda como fazer a prova de vida em 2024
Depois de tudo que falamos até aqui, vamos aprender como fazer a prova de vida em 2024. Em primeiro lugar, instale o aplicativo Meu INSS (Android, iOS). Depois disso, vai ser necessário inserir CPF e senha cadastrados.
Leia em seguida: Governo Federal bloqueou R$ 2,9 bilhões do Orçamento de 2024- Confira os impactos dessa decisão
No entanto, se ainda não tiver utilizado o aplicativo no seu aparelho, será necessário ir em autorizações, selecionar a autorização e clicar em realizar validação. Este processo é fundamental para que aconteça a autorização para utilizar as ferramentas do celular.
Logo após, autorize o acesso a câmera do seu celular. Então, o aplicativo começa a capturar as imagens do rosto do segurado. Depois disso, siga todas as instruções sempre mantendo a face dentro do círculo e aguardando o tempo necessário para concluir a operação.
Leia em seguida: Acaba de Sair! Empréstimo Antecipado da Restituição do IR 2024! Veja como contratar
Embora seja obrigação do próprio próprio Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) através do cruzamento de dados realizar a operação, quando isso não for possível, o próprio segurado pode fazer a prova de vida. Continue na João Financeira!
Veja também: ATENÇÃO: INSS COMUNICA: 13 salário terá PAGAMENTOS BLOQUEADOS – VEJA AGORA LISTA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.