Uma preocupante notícia impacta mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas: o INSS está suspendendo benefícios devido à falta de prova de vida. Em uma operação denominada “pente fino do INSS de 2024”, o Instituto Nacional do Seguro Social iniciou o envio de notificações aos beneficiários, solicitando que confirmem sua existência.
Desde a alteração da norma em 2022, não é mais incumbência dos beneficiários comprovar sua existência. Agora, essa responsabilidade recai sobre o INSS, que realiza essa verificação utilizando informações provenientes de diversas fontes, como bancos, cartórios e unidades de saúde, em um meticuloso processo de análise cruzada para validar a Prova de Vida do INSS. A seguir, apresentamos estratégias para evitar a inspeção rigorosa e garantir a continuidade dos pagamentos.
Alerta Urgente: INSS Exige Prova de Vida após Pente Fino de 2024
As exigências do INSS para comprovação de vida estão cada vez mais simples. No pente fino do INSS 2024, por exemplo, os aposentados e pensionistas precisam realizar a prova de vida para evitar cortes em seus benefícios.
Dentre as formas de comprovação, estão incluídas:
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- Tomou vacina na rede pública;
- Acessou o aplicativo meu INSS com o cadastro nível ouro no site gov.br;
- Contratou empréstimo consignado com uso de biometria;
- Ou até se recebeu atendimento pelo SUS. Encontre outras formas de comprovação em nosso blog.
O cenário é alarmante: no último ano, mais de 4 milhões de pessoas não foram encontradas em nenhuma base de dados. Esses aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo alertados por meio de comunicações do banco, do aplicativo Meu INSS e até mesmo por chamadas do número 135.
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Presidente do INSS se manifesta:
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressalta que o telefone é uma opção segura, porém adverte:
“Primeiro, o INSS não pede dinheiro para ninguém. Todos serviços são gratuitos. Segundo, ele não vai pedir os seus dados bancários, a sua senha em especial. Se você desconfiar quando ligam do 135 para você, que você tem alguma dúvida, desliga e liga no 135. Aí você vai estar em um canal seguro e diga: ‘Olha, me ligaram dizendo que eu tenho que fazer prova de vida, etc.’. E o 135 vai daí poder organizar e passar a pessoa para ser atendida corretamente.”
Ele destacou que os beneficiários não precisam entrar em estado de alarme e que os pagamentos seguirão sendo depositados regularmente. Não há necessidade de pânico para confirmar a existência. Existem opções simples, como realizar transações na conta bancária, obter o extrato do benefício ou completar a prova de vida utilizando o aplicativo Meu INSS, por exemplo.
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“Se não fizer ato algum, não tem problema, nós vamos expedir o que a gente chama de pesquisa externa e mandar os os nossos servidores irem até as pessoas. A dinâmica é humanizar o atendimento e, para a gente humanizar, tem que estar no centro do pensamento do atendimento não impor aos brasileiros mais burocracia. Então, primeiro, ela não vai ter o benefício suspenso, só quando nós temos a certeza que a pessoa realmente já está morta, realmente não tem mais condição da manutenção do benefício, nós vamos suspender com essa convicção”, acrescenta Stefanutto.
Depois de exploradas todas as opções, o INSS emitirá uma notificação via banco, aplicativo ou até mesmo por meio de visita pessoal, utilizando o número 135. A partir desse instante, é iniciada uma contagem regressiva de 60 dias. Caso o beneficiário não consiga comprovar sua existência nesse período, seu benefício será interrompido.
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