Descubra por que ‘SUPERCOCHILOS’ podem REVITALIZAR sua saúde!

Em diversas culturas ao redor do mundo, a prática de tirar uma soneca ao longo do dia é um ritual estabelecido. Na Espanha, a famosa siesta é um costume diário, enquanto no Japão, alguns profissionais adotam a hirune, a “soneca da tarde”, durante o horário de almoço.

Empresas renomadas, como Google, Samsung e Facebook, reconhecem a importância do descanso durante o expediente e oferecem espaços dedicados para cochilos em seus escritórios. O conceito de supercochilo está em ascensão globalmente, mas será que tirar uma rápida soneca durante o dia realmente traz benefícios?

Estudos recentes têm explorado os efeitos das sonecas diárias na saúde e no bem-estar. Descobriram que, quando feitas adequadamente, as sonecas podem deixar as pessoas mais renovadas e energizadas, ao invés de aumentar a sensação de cansaço. Sendo assim, veja a seguir mais detalhes sobre como tirar um cochilo ao longo do dia pode te ajudar a se manter saudável, e o tempo certo para isso.

Quais são os benefícios da soneca para a saúde?

Sabia que uma simples soneca pode melhorar a saúde? Confira a seguir.
Sabia que uma simples soneca pode melhorar a saúde? Confira a seguir. (Fonte: Reprodução Google)

Estudos recentes indicam que tirar soneca regulares pode trazer benefícios significativos para a saúde do cérebro a longo prazo.

Uma pesquisa conduzida em 2023 por cientistas do University College London (UCL) e da Universidade da República, no Uruguai, revelou que cochilos habituais estão associados a um aumento da saúde cerebral ao longo do tempo. Os pesquisadores examinaram dados de 35 mil indivíduos entre 40 e 69 anos que participaram do estudo do UK Biobank, um banco de dados biomédicos utilizado para pesquisas científicas.

Leia mais: Novos valores para empréstimo consignado do INSS liberados, Confira!

Pesquisadores investigaram segmentos de DNA previamente identificados e relacionados a indivíduos que têm o costume de tirar cochilos com regularidade. Os resultados mostraram que o cérebro das pessoas que praticam cochilos várias vezes por semana apresentava um volume cerca de 15 cm³ maior do que o das pessoas que não tinham o costume de fazer sonecas diárias.

Leia mais: Supervazamento pode ter exposto seus dados; veja aqui o que fazer

É conhecido que o cérebro naturalmente sofre contrações com o passar dos anos. A diferença observada equivale a um envelhecimento cerebral de três a seis anos, conforme explicou Victoria Garfield, pesquisadora sênior do estudo, vinculada à Unidade MRC de Saúde ao Longo da Vida e Envelhecimento da UCL.

“A grande descoberta foi que a soneca durante o dia apresentou relação muito sólida com as causas do volume maior do cérebro”, afirma Garfield. E o menor volume do cérebro é associado a um grande número de doenças.

“As pessoas que têm menor volume cerebral têm maior propensão a apresentar níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, ou receber diagnóstico de apneia do sono… muitas têm doenças cardiovasculares”, segundo ela. “Também observamos contração substancial do cérebro em [pessoas com] mal de Alzheimer e demência vascular.”

“Qualquer medida que você possa tomar para preservar o tamanho do cérebro pelo máximo de tempo possível é benéfica”, explica Garfield. “É uma mensagem realmente positiva de que tirar cochilos pode ajudar o cérebro.”

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Momento certo

Estudos evidenciam a importância das sonecas para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Pesquisas concluíram que bebês têm dificuldade em lembrar de novas tarefas se não tirarem uma soneca logo em seguida. No entanto, os benefícios das sonecas para os adultos ainda não são totalmente compreendidos.

Participantes do estudo conduzido por Garfield, com idades entre 40 e 69 anos, foram selecionados especialmente nessa faixa etária. “Focamos neste estágio da meia-idade, quando surgem doenças e condições como diabetes e hipertensão”, explica ela.

Leia mais: Netflix investe US$ 5 bilhões para exibir luta livre ao vivo! Veja novidade aqui

É importante ressaltar que os benefícios de longo prazo das sonecas são observados apenas em pessoas que as adotam regularmente. “O efeito é cumulativo”, destaca Garfield.

Além dos benefícios de longo prazo para a saúde, as soneca também oferecem vantagens imediatas para a saúde. Cochilos curtos, de cinco a 15 minutos, podem melhorar instantaneamente o desempenho mental, proporcionando um estímulo que pode durar até três horas após o despertar.

Veja Também:

INSS: BANCOS anunciam DEVOLUÇÃO em DOBRO para APOSENTADOS – CONFIRA os DETALHES!. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.