Muitos brasileiros estão na expectativa de poderem consultar os valores esquecidos liberados pelo Banco Central. A instituição vai permitir que os cidadãos vejam se possuem algum dinheiro esquecido em algum banco e, em caso positivo, resgatem. Para a consulta, o BC criou uma plataforma própria. Veja como consultar e sacar.
Quando a consulta dos valores retoma?
De acordo com o Banco Central, ainda restam cerca de R$ 3,6 bilhões para devolver e aproximadamente 32 milhões de pessoas elegíveis para este programa. A instituição já divulgou que voltará a receber os dados bancários em janeiro do ano que vem.
Contudo, isso não significa que a consulta e o retorno do dinheiro aos proprietários ocorre ao mesmo tempo. Ou seja, não há mais data de retirada marcada. A expectativa é que o sistema volte no início do ano que vem, aperfeiçoado.
Leia mais: INSS pode cortar seu benefício; veja como evitar cair no pente-fino
Dessa forma, os brasileiros que podem acessar os valores esquecidos: 23,58 milhões de clientes poderão ganhar até R$ 10; 7,94 milhões incluiu entre 10 e 100 reais; 2,86 milhões incluiu entre 100 e 1000 reais, e 476,5 mil tem mais de 1 mil reais.
Além disso, na segunda fase de consultas dos valores esquecidos do Banco Central, espera-se que herdeiros e representantes legais possam sacar recursos das contas de pessoas falecidas ou deficientes. Vale ressaltar que essa já era uma medida prevista no plano do Banco Central. O sistema sofreu algumas alterações após a conclusão da primeira fase. Uma delas é que não há necessidade de agendamento. Assim, o cidadãos poderá solicitar a desistência na primeira consulta.
Outra novidade é que as instituições financeiras devem fornecer novas informações para o sistema. Dessa forma, quem não tinha valores a receber na primeira fase deve passar novamente pelo sistema, pois um novo valor pode ser disponibilizado.
Leia mais: Saiu agora o valor máximo de salário para aposentados do INSS
Como consultar e sacar os valores esquecidos do Banco Central
A consulta acontece pelo Sistema Valores a Receber valoresareceber.bcb.gov.br. Realize o login e faça a consulta. O sistema vai mostrar os valores para resgate e a instituição de referência. Há duas opções de resgate: por PIX, ou a combinar com a instituição.
Entretanto, para que seja possível resgatar, o cidadão precisa de uma conta prata ou ouro no gov.br. Apenas com a conta bronze não será possível realizar o saque. Isso porque os selos mais avançados possuem mais segurança, seja por biometria, reconhecimento facial, dentre outros.
Leia mais: Site Meu INSS libera nova função HOJE; saiba mais
Veja também: Banco Central libera dinheiro esquecido para saque
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!