O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), anunciou um importante adiantamento nos pagamentos de benefícios que surpreenderam muitos beneficiários no mês de outubro. Esta ação visou auxiliar as pessoas que dependem desses recursos em um momento tão desafiador.
Mais do que um simples pagamento antecipado, o INSS está oferecendo aos beneficiários uma série de vantagens este mês. Seja você beneficiário ou não, continue a leitura para entender melhor essas novidades.
CLIQUE AQUI e receba as Principais Notícias do BLOG DO JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Quando ocorrerão os pagamentos de benefícios INSS de outubro?
A antecipação dos benefícios do INSS para o mês de outubro estava atrelada a uma série de critérios. A iniciativa já iniciou no dia 25 de outubro de 2023 e obedece, como habitual, a ordem do último número de benefício e considera a renda de cada beneficiário.
O INSS começou os pagamentos de benefícios INSS para beneficiários com renda de um salário mínimo e número final de benefício 1 no dia 25 de outubro. No entanto, as datas de pagamento se prolongarão até o mês de novembro.
Além disso, foi confirmada a redução das taxas de juros dos empréstimos consignados e há ainda a liberação de pagamentos atrasados. Vamos entender melhor cada um desses pontos.

Como funcionará a redução na taxa de juros de consignados?
Outro grande benefício para os beneficiários é a redução nas taxas de juros para empréstimos consignados. No dia 11 de outubro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência Social estabeleceu essa redução.
Todavia, altera o percentual de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês para o empréstimo consignado e de 2,83% para 2,73% para o cartão consignado. Assim, a partir de 23 de outubro, essa nova taxa já estará em vigência para os novos contratos.
Quais são as regras do empréstimo consignado do INSS?
Em 2023, os beneficiários do INSS podem dedicar até 35% do seu salário para o pagamento das parcelas do empréstimo consignado. Ainda podem contratar um cartão de crédito consignado, destinando 5% da renda, ou um cartão benefício, empregando mais 5% do salário.
Leia mais: CAIXA LIBERA GRANA ESPERADA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS – Veja como receber
O total de parcelas não deve exceder 84 vezes e o desconto é realizado diretamente na conta do beneficiário, diminuindo o risco da pessoa tornar-se inadimplente e propiciando a cobrança de taxas menores.
E sobre a liberação de atrasados para beneficiários do INSS?
Beneficiários que venceram alguma causa na Justiça também poderão contar com o pagamento de atrasados. Isso será feito mediante Requisições de Pequeno Valor (RPV). Desse modo, beneficiários que aguardavam o recebimento de seus benefícios ou que tiveram algum erro de cálculo, poderão receber.
Leia mais: EXTRA! R$2.000 para TODOS DO INSS – Veja como receber
O depósito será realizado por cada Tribunal Regional Federal (TRF). Para saber se tem direito, o beneficiário deve procurar o TRF de sua região.
- TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP): Clique para consultar aqui;
- 2ª Região (RJ e ES): Clique para consultar aqui;
- 3ª Região (SP e MS): Clique para consultar aqui;
- 4ª Região (RS, PR e SC): Clique para consultar aqui;
- 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB): Clique para consultar aqui.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!