Por conta da pandemia de Covid-19, o pagamento do abono salarial PIS Pasep acabou atrasando. Mas, esse ano, a liberação ocorreu. Por estar há dois anos sem pagar, muitas pessoas têm dúvidas se o pagamento será em dobro em 2022. Confira
O pagamento do PIS Pasep referente ao ano-base de 2020, não foi feito em 2021 por conta da pandemia. O valor do abono salarial acabou destinado para pagar auxílios emergenciais aos trabalhadores que sofreram perda de renda durante o estado de calamidade pública.
O que é o PIS Pasep e quem tem direito?
O abono PIS Pasep é um dinheiro destinado para os trabalhadores formais e corresponde ao teto de um salário mínimo. Ou seja, o abono é no valor de um salário mínimo dividido pelos meses trabalhados.
Os trabalhadores que tem direito ao PIS Pasep são os que trabalharam de carteira assinada ao menos 30 dias no ano. Além disso, precisa ter inscrição no PIS Pasep há 5 anos ou mais; o salário não pode ultrapassar a média de dois salários mínimos mensais e as informações precisam estar atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
ATENÇÃO: A RAIS é atualizada pelo empregador, então se você quiser consultar se está correto, pode acessar o link a seguir: http://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf
O pagamento já se iniciou e ambos os abonos ficam disponíveis até o dia 29 de dezembro para retirar.
Pagamento em dobro em 2022?
Pelo fato de o abono salarial correspondente ao trabalho exercido em 2020 não ter sido pago no ano de 2021, houve a especulação do pagamento em dobro no ano de 2022, pois esse ano deve ser pago o de 2021 também.
Mas, a princípio, não há confirmação. Tudo depende de analisar se o orçamento governamental será suficiente para pagar dois abonos em 2022.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!