Calendário Oficial: Confira Agora as Datas de Pagamento do 13º Salário do INSS!

Já saiu e está disponível para consulta o calendário de pagamento do 13 salário do INSS do ano de 2024! Já é possível saber também o valor do abono que você receberá neste ano. Porém, muitas pessoas ainda se perguntam se o abono natalino será antecipado, então, se quiser saber também, confira no artigo a seguir.

Pagamento 13 salario INSS 2024

O pagamento do décimo terceiro aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue programado para o segundo semestre deste ano. Ao contrário do ano anterior, quando houve antecipação dos repasses para maio e junho. Os repasses, que totalizam cerca de R$ 62,7 bilhões, irão beneficiar aproximadamente 32,5 milhões de pessoas.

Em resposta ao Valor, o INSS declarou que, até o momento, não há planos para antecipar os pagamentos em 2024. Portanto, a previsão atual é de que as duas parcelas do décimo terceiro sejam pagas em novembro e dezembro deste ano.

O décimo terceiro consiste em um abono adicional ao salário, caindo normalmente no fim do ano para auxiliar os trabalhadores e beneficiários do INSS nas festividades de impostos que essa época geralmente traz.

Leia mais: Prova de Vida do INSS volta a ser obrigatória em 2024? Confira

Sendo assim, têm direito a receber os pagamentos os segurados e dependentes da Previdência Social que, ao longo do ano, tenham sido beneficiados com auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Bem como os trabalhadores.

O valor total pago a cada pessoa é calculado com base na renda mensal do benefício referente ao mês de dezembro de cada ano. O pagamento é dividido em duas parcelas: a primeira, em novembro, corresponde a até 50% do valor do benefício daquele mês; a segunda, em dezembro, equivale à diferença entre o total do abono anual e o valor já pago na primeira parcela. Em ambos os casos, o décimo terceiro cai na conta dos beneficiários juntamente com o benefício mensal.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

13 salário INSS antecipação

Ainda que para este ano não haja antecipação do 13º salário do INSS, os bancos costumam oferecer aos seus clientes a antecipação dos valores! Então, quem ficou desapontado com a notícia que o décimo terceiro salário não será antecipado em 2024, pode recorrer a esse meio.

Leia mais: Boa Notícia: Idosos Recebem Lei para Eliminar Dívidas Bancárias e Boletos – Saiba os Detalhes!

No entanto, é preciso alertar, que a forma de antecipação do décimo terceiro salário do INSS corresponde a um empréstimo, com taxas de juros similares ao empréstimo pessoal. Ou seja, o valor a devolver para o banco seria muito maior, e poderia até mesmo levar o beneficiário ao endividamento. Por isso, antes de recorrer a esse meio, analise bem a sua situação, para não contrair uma dívida que não pode arcar.

13º salário INSS 2024 calendário

Descubra quando você irá receber no calendário de pagamento do 13 salário do INSS.
Descubra quando você irá receber no calendário de pagamento do 13 salário do INSS. (Fonte: Edição/Jornal JF)

Como vimos acima, o 13º salário do INSS corresponde ao valor que o beneficiário do INSS recebe de salário. Além disso, vimos que os pagamento do salário e do 13º caem juntos, sendo assim, veja no calendário acima o dia de pagamento do décimo terceiro em 2024, que devem ocorrer nos meses de novembro e dezembro.

Leia mais: INSS amplia lista de concessão de benefícios – Confira

Lembrando que a primeira parcela do 13 salário do INSS cai em novembro, e a segunda em dezembro.

Como consultar 13 salário INSS

Por fim, os valores do 13 salário INSS já estão disponíveis para consulta! E você pode fazer isso diretamente pelo seu app Meu INSS. Através dele, você consegue ver diretamente o dia que vai receber, e o valor das parcelas.

Leia mais: Boa Notícia: Justiça Libera R$84.720 em Precatórios para Aposentados e Pensionistas do INSS – Descubra como Sacar!

Veja Também:

SAIU! CALENDÁRIO OFICIAL de ANTECIPAÇÃO 13 SALÁRIO 2024 para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.