Chegou a Nova Carteirinha do INSS para 2024 – Solicite a Sua Agora! Veja

A partir da carteira do idoso, pessoas com mais de 60 anos garantem benefícios adicionais e desfrutam de uma gama diversificada de serviços.

A solicitação desse documento pode ser efetuada no CRAS ou de forma online. Nesse sentido, desenvolvemos um guia detalhado para orientá-lo passo a passo na obtenção do seu pela internet. Não deixe de conferir!

O que é a Carteira do Idoso?

Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024.
Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024. (Fonte: Edição/Jornal JF)

A carteira do idoso desempenha um papel essencial ao atestar a renda de pessoas com mais de 60 anos, conferindo-lhes o acesso gratuito ao transporte interestadual e proporcionando descontos significativos de 50% na aquisição de passagens.

Leia mais: Aposentadoria Especial no INSS: Direitos, Mudanças e Guia Prático para Solicitação

Este documento opera como um benefício social assegurado pela Lei 10.741/03, com validade de 2 anos. A obtenção requer a comprovação de renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A carteira da pessoa idosa, conhecida por esse nome, está vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é amplamente utilizada por aposentados e pensionistas do INSS.

Quem pode solicitar a Carteira da pessoa idosa?

Inicialmente, todas as pessoas com idade superior a 60 anos, desprovidas de comprovação de renda e que recebem até 2 salários mínimos, têm o direito de requerer a carteira do idoso.

Leia mais: Conheça os 7 Principais Direitos do Idoso Garantidos Pelo Estatuto no Brasil

Contudo, para realizar a solicitação, é imperativo estar cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal.

Se não estiver cadastrado, é necessário entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para efetuar o cadastro.

É fundamental destacar que somente através do cadastro no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social), tornando possível a requisição da carteira do idoso.

Como emitir a carteira do idoso online?

Para emitir a carteira do idoso online, o processo é bastante descomplicado. Siga atentamente o passo a passo que preparamos para você!

  1. Acesse o site: Chegou o momento de solicitar sua carteira do idoso. O primeiro passo é acessar o site oficial da Carteira do Idoso.
  2. Selecione a opção desejada: Agora, escolha a opção desejada clicando em “Emitir Carteira”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Leia mais: Saiba como Sacar os Precatórios do INSS Liberados em Janeiro de 2024

Procedimento na Conta Gov.br para Solicitar a Carteira do Idoso Online

  1. Faça o login na conta Gov.br: Neste momento, realize o login em sua conta Gov.br e conclua o processo de identificação pessoal. Caso ainda não possua uma conta, será necessário criá-la.
  2. Faça o pedido da Carteira do Idoso: Agora, é o momento de solicitar sua carteirinha de pessoa idosa. Após o login, uma tela solicitará autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.
  3. Opções de Serviços Disponíveis: Na tela seguinte, você encontrará diversas opções de serviços, como:
    • Emitir Carteira de pessoa idosa;
    • Ver carteiras;
    • Validar;
    • Relatório.

    Basta selecionar a opção desejada. Após emitir sua carteira do idoso, você pode imprimi-la ou salvá-la em seu computador ou celular.

Emitindo a Carteira do Idoso pelo CRAS

Se preferir não realizar o pedido pela internet, é possível solicitá-lo no CRAS.

Para isso, é necessário comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do NIS (Número de Identificação Social).

Leia mais: Como fazer Prova de Vida Online? Descubra agora

Se ainda não possui o Cadastro Único, aproveite a oportunidade para realizar o cadastro e obter sua carteirinha de pessoa idosa.

É importante ressaltar que a carteira emitida pelo CRAS pode levar até 45 dias para ficar pronta. No entanto, em casos de urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória ao beneficiário.

Veja Também:

G1 CONFIRMA TRISTE NOTÍCIA que AFETA a TODOS! Aumento Acima Mínimo Aposentados e Pensionistas. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.