O vale-gás é um beneficio criado pelo governo no inicio deste ano. Sendo que o valor que era repassado para as famílias participantes do programa era equivalente a 50% do valor médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Porém, com a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição pelo Congresso Nacional ocorreu o aumento do valor do benefício.
A PEC ficou conhecida como PEC dos benefícios. Já que foram criados novos benefícios e outros existentes tiveram o valor aumentado como ocorreu com o Vale-Gás e o Auxílio Brasil, por exemplo. Desse modo, confira quem recebe o beneficio e quando recebe.
Quem tem direito ao Vale-Gás?
De acordo com o Ministério da Cidadania o beneficio será liberado para as famílias que se encaixarem nos seguintes requisitos: estar inscrita no Cadúnico e a renda mensal per capitada da família for menor ou igual a metade do salário mínimo; famílias que possuam membros que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Ademais, a lei ainda estabelece que o vale-gás será concedido de forma preferencial para mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob a guarda de medidas protetivas.
Leia Mais: Consultas no SUS vão servir como prova de vida do INSS em 2023; entenda
Qual é o valor do vale gás?
Como mencionado anteriormente, antes da PEC dos benefícios o valor do vale-gás correspondia a 50% do valor médio do botijão de gás de 13 kg.
Leia Mais: Aprenda a cuidar melhor do seu dinheiro com essas dicas
Porém com a aprovação da PEC o valor do vale-gás passou a corresponder ao valor médio de 100% do botijão de gás de 13 kg.
Sendo que, o valor médio do botijão de gás é calculado pela a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Além do aumento do valor do beneficio, o número de beneficiários também aumentou. Isto porque, no mês de Outubro 5,98 milhões de famílias foram beneficias com o vale-gás.
Quando será pago o Auxílio-gás?
O vale-gás é um beneficio que é pago a cada dois meses. Dessa forma, a primeira parcela do beneficio correspondendo a 100% do valor médio do botijão de gás de 13kg foi paga em agosto. Sendo que em outubro foi feito um novo repasse.
Leia Mais: Servidores aposentados de SP vão receber até 16% a mais a partir de 2023; entenda
Portanto, o mês de dezembro deverá ser o último mês em que o beneficio será pago a maior. Já que em 2023 o valor do beneficio deverá retornar ao valor de 50% do valor médio do botijão de gás.
Para saber quando vai receber o beneficio, é necessário verificar o último digito do Número de Identificação Social (NIS). Isto porque, os pagamentos do Vale-gás seguem uma ordem baseada no último digito do NIS do beneficiário.
Dessa forma, confira as datas previstas para o pagamento do beneficio em dezembro:
12/12 – Beneficiários com NIS final 1
13/12 – Beneficiários com NIS final 2
14/12 – Beneficiários com NIS final 3
15/12 – Beneficiários com NIS final 4
16/12 – Beneficiários com NIS final 5
19/12 – Beneficiários com NIS final 6
20/12– Beneficiários com NIS final 7
21/12 – Beneficiários com NIS final 8
22/12 – Beneficiários com NIS final 9
23/12 – Beneficiários com NIS final 0
Como consultar se vou receber o vale gás?
Para verificar se o valor do beneficio foi depositado basta acessar os aplicativos do Auxilio Brasil ou Caixa Tem. Ou ligar no número 111 (tele atendimento da Caixa) ou no número 121 (Ministério da Cidadania).
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o FGTS. Clique no link e saiba mais:
STF pode liberar uma bolada para beneficiários do FGTS em 2022
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.