Acontece muitas vezes que os moradores adiam alguma dívida e, assim, ingressam no SPC ou Serasa, um serviço de consulta de inadimplentes. Muitas pessoas que se encontram nessa situação têm dúvidas: Como faço para limpar meu nome do SPC e do Serasa? Ou limpar o CPF? Veja a seguir!
Como acontece o endividamento?

Aproximadamente de 62 milhões de brasileiros estão atualmente inadimplentes. Este status coloca alguns problemas aos cidadãos. Por exemplo, é difícil obter empréstimos de lojas, bancos, etc.
A boa notícia é que o procedimento é muito simples. Continue lendo que vamos te ensinar como se livrar do nome do serviço de crédito.
Leia em seguida: Você pode ter dinheiro esquecido nos bancos e não sabe; veja aqui a origem dos valores a receber do Banco Central
O que é SPC e Serasa?
SPC e Serasa são apenas agências de proteção ao crédito. Consequentemente, não é “sujado” pelo nome de ninguém. O que acontece é uma empresa disponibiliza os nomes e uma pontuação dos cidadãos que estão endividados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, ficam nomeados nas listas de inadimplentes para que outras empresas possam ver. Além disso, o papel da agência de proteção ao crédito é oferecer às pessoas a oportunidade de quitar suas dívidas.
De uma forma que não prejudique nenhuma parte afetada. Assim, a empresa recebe o valor devido, e o cidadão tem a oportunidade de pagar de forma que não prejudique tanto sua renda.
Leia em seguida: Como Consultar Os Valores A Receber Do Banco Central; Passo A Passo Completo
Como limpar seu nome do SPC e Serasa?
O primeiro passo é pagar as dívidas aos credores. Você pode tentar chegar a um acordo por exemplo, para remunerar a dívida.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado É Liberado Para O BPC/Loas: Saiba O Que É Um Empréstimo Consignado
Dessa forma, a dívida antiga é eliminada e o credor deve providenciar para que a restrição seja retirada de seu nome no prazo de 5 dias úteis, sob pena de danos morais. Lembre-se de que não pagar a nova dívida maculará seu nome novamente.
O devedora também pode esperar até o vencimento da dívida. De acordo com a codificação Civil o credor tem 5 anos para cobrar a dívida. Ou seja, este é o momento em que o nome pode estar na lista de não pagos.
Mas, neste segundo caso, o credor tem o direito de processar o tribunal. Consequentemente, o período de 5 anos é inválido, a data em que o período de teste termina entra em vigor. Então, nesse caso, pedir renegociação seria mais útil.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo Pessoal: Saiba O Que É O Empréstimo Pessoal, As Taxas E Valores Liberados
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.