Uma das situações mais irritantes é perceber que o acesso ao benefício foi restringido para solicitar empréstimos. Em muitos casos, essa complicação surge devido a uma simples modificação na conta onde o benefício é depositado, ocasionando um bloqueio que pode durar até 60 dias.
No entanto, não é motivo para preocupação. Este artigo explora maneiras de desbloquear o benefício para aqueles que procuram alternativas de crédito. Ademais, serão abordadas outras circunstâncias que podem resultar no bloqueio do benefício para empréstimos, assegurando que todos estejam devidamente informados.
Prossiga com a leitura para obter mais informações!
Desbloqueio do benefício para empréstimo: um guia simples
![Aposentados e pensionistas podem ter o benefício bloqueado para empréstimo por 60 dias (Fonte: Edição/Jornal JF)](https://jornaljf.com.br/wp-content/uploads/2024/01/aposentados-no-notebook-1-8.jpg)
Quando um aposentado ou pensionista se depara com a frustração de um benefício bloqueado para empréstimos, a solução pode estar mais ao alcance do que se imagina. Atualmente, o processo de desbloqueio tornou-se mais acessível, podendo ser realizado de forma simples através do site ou aplicativo Meu INSS.
Assim, essa facilidade permite que o beneficiário solicite o desbloqueio sem precisar se deslocar até uma agência física, garantindo mais praticidade e comodidade.
Leia mais: Calendário de Pagamentos do INSS: Entenda as Datas e Como Consultar Seu Extrato
Após a solicitação de desbloqueio, o beneficiário tem a possibilidade de monitorar o andamento do processo por meio do extrato de consignação, onde será indicado quando estiver apto para realizar novos empréstimos ou portabilidades.
Embora o prazo para o desbloqueio possa oscilar, em média, leva cerca de 30 dias para que o INSS finalize o procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do JORNAL JF pelo WhatsApp
Outros motivos de bloqueio e como agir
Além da mudança na conta de recebimento do benefício, que bloqueia por 60 dias, existem outras situações que podem levar ao bloqueio do benefício para empréstimos. Por isso, é importante que os aposentados e pensionistas estejam cientes desses possíveis obstáculos e saibam como agir caso se deparem com eles.
Leia mais: Mudanças Potenciais no BPC: Fique por dentro de todas as informações
- Benefício bloqueado por concessão: Quando o beneficiário acabou de receber a concessão do benefício, é comum que ele seja bloqueado temporariamente para empréstimos. Nesses casos, é necessário aguardar o prazo de 90 dias a partir da data de concessão para solicitar o desbloqueio.
- Benefício bloqueado por alteração na conta de recebimento: Se houver uma alteração na instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício, isso pode resultar no bloqueio temporário para empréstimos. Nesse caso, o benefício ficará bloqueado por um período de 60 dias a contar da data da alteração.
- Benefícios não consignáveis: Existem benefícios concedidos pelo INSS que não estão autorizados para empréstimos consignados. É importante verificar se o benefício em questão se enquadra nessa categoria antes de tentar solicitar o desbloqueio.
Agora que você está ciente das possíveis razões para o bloqueio de benefícios, veja a seguir o guia detalhado para desbloquear o seu benefício.
Passo a passo para desbloquear o benefício
Ao seguir esses passos, os aposentados e pensionistas podem resolver rapidamente a questão do bloqueio do benefício e retomar suas opções de empréstimo.
É possível fazer a solicitação tanto pelo site quanto pelo aplicativo Meu INSS, acessando com o CPF e a senha previamente cadastrada.
Para realizar a solicitação, siga o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS com sua conta gov.br. Confira se o seu benefício está bloqueado para empréstimo. Se estiver, clique em “Do que você precisa?”.
- Em seguida, digite “Desbloqueio de benefício para Empréstimo Consignado” e selecione a primeira opção.
- Verifique se o seu benefício está ativo. Depois, clique na seta.
- Se o benefício estiver bloqueado, clique no botão “Avançar”.
- Verifique se você NÃO se enquadra em nenhuma das situações descritas. Se estiver tudo certo, clique em ”Avançar”.
- Você precisa inserir a documentação necessária em formato digital (PDF) para fazer o desbloqueio.
- Preencha o formulário completo de dados do requerente e clique em ”Avançar”.
Portanto, para acessar a área de solicitação, siga estas sugestões detalhadas:
Acesse o Meu INSS
Para acessar o Meu INSS, utilize o login e senha cadastrados previamente no site ou aplicativo. Caso ainda não possua um login, basta acessar o Meu INSS, inserir seu CPF e seguir as instruções para cadastrar uma senha.
No entanto, se você já tem uma conta no Gov.Br, saiba que com esse único cadastro é possível acessar uma variedade de serviços, incluindo o Meu INSS.
Acesse a opção Novo Pedido
Após fazer o login, será redirecionado para a tela inicial do Meu INSS. Procure e clique na opção “Novo pedido”.
Busque o serviço desejado
- Abra um requerimento para solicitar o desbloqueio do benefício para empréstimo consignado.
- Clique em “Novo requerimento” e digite “desbloquear” no campo “Que atendimento você deseja”.
- Carregue a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.
O processo é todo feito à distância e exige atendimento presencial apenas se precisar de comprovação adicional.
Solicite o desbloqueio do benefício
Agora, você será apresentado a informações cruciais referentes às normas do consignado. Por favor, revise-as e confirme se está tudo em ordem para prosseguir.
Lembre-se de que se o benefício foi concedido há menos de 90 dias, é crucial aguardar os prazos apropriados antes de solicitar o desbloqueio do empréstimo.
Em seguida, uma tela com mais detalhes sobre o desbloqueio será exibida, e você poderá clicar em “avançar” novamente.
Durante a solicitação do desbloqueio, certifique-se de carregar os arquivos com a documentação necessária no formato PDF, em cores de 24 bits e com qualidade de 150 DPI.
Cada arquivo deve ter um tamanho máximo de 5 MB, e o tamanho total dos arquivos não pode ultrapassar 50 MB, caso seja necessário carregar mais de um.
Preencha informações nos campos de:
- Email;
- Telefone;
- CPF;
- Se deseja acompanhar o processo por email;
- Número do Benefício.
Responda os outros campos de informações opcionais e clique em avançar para concluir esta etapa.
Documentos necessário para solicitar o desbloqueio do benefício
Para solicitar o desbloqueio do benefício, o titular da aposentadoria ou pensão deve apresentar os seguintes documentos:
– CPF do titular do benefício (obrigatório);
– Para beneficiários com representante legal, é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
– Termo de representação legal, em casos de tutela, curatela, ou termo de guarda.
Além disso, é crucial destacar que o procurador não possui autorização para efetuar o desbloqueio do benefício. Logo, não é viável solicitar empréstimo consignado para benefícios com procurador cadastrado.
Leia mais: Oscar 2024: Onde assistir a filmes indicados?
Conclusão
Em síntese, quando ocorre o bloqueio do benefício do INSS para solicitação de empréstimos, seja devido a alterações na conta de recebimento ou outras razões, é crucial agir prontamente para resolver a questão. Com os recursos disponíveis por meio do site e do aplicativo Meu INSS, o processo de desbloqueio tornou-se mais acessível do que nunca.
Portanto, compreendendo as causas do bloqueio e seguindo o guia fornecido passo a passo, os aposentados e pensionistas podem garantir o acesso às opções de crédito de que necessitam.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.