O julgamento da Revisão da Vida Toda aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF) e teve aprovação no dia 1º de dezembro de 2022. Dessa forma, os beneficiários do INSS poderão pedir a revisão de suas contribuições feitas durante toda a vida. Veja o que muda com a aprovação dessa revisão!
A Revisão da Vida Toda é uma ação que estava em julgamento no STF. O intuito é que os beneficiários possam pedir a análise de suas contribuições feitas durante toda a vida. Acontece que, no ano de 1999, as contribuições feitas antes de julho de 1994 foram descartadas.
Agora, os cidadão poderão pedir essa revisão e, em alguns casos, aumentar o salário recebido pelo INSS. É uma ótima opção para quem tinha grandes contribuições antes desse período e que acabaram sendo descartadas pela mudança.
Contudo, para poder entrar com uma ação solicitando, é preciso que o beneficiário cumpra alguns requisitos. Veja:
Leia mais: SAIU AGORA: 14° SALÁRIO – Lula VAI PAGAR? Veja Datas e Valores
Quem tem direito a revisão da vida toda?
Têm direito a receber os valores aqueles beneficiários que atendem aos seguintes critérios:
- Benefício concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019;
- Possuir contribuições antes do mês de julho de 1994;
- A concessão do benefício previdenciário precisa ter sido aprovado há menos de 10 anos. Assim, a contagem do prazo começa no primeiro dia do mês subsequente ao recebimento do primeiro salário.
Leia mais: Surpresa para todos os aposentados do INSS: Folha de pagamento com novos valores
Quais benefícios podem ser revisados?
Com exceção do salário maternidade, todos os benefícios do INSS podem ser revisados. Portanto, quem recebe qualquer benefício do INSS e que sinta que tenha sido prejudicado, poderá solicitar a revisão dos valores para aumentar o seu salário. Ou seja, os benefícios descritos em seguida podem solicitar:
- Aposentadoria de pessoa com deficiência;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria em regime especial;
- Aposentadoria por tempo de trabalho;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte.
Mas, é importante esclarecer que, mesmo que a revisão da vida toda tenha sido aprovada, ela não será aplicada de forma automática. Para receber a reanálise, os beneficiários devem entrar com uma ação judicial solicitando que o benefício seja revisto. Em caso de ser mais vantajoso para o beneficiário, o valor a mais será liberado.
Então, se você é beneficiário do INSS e segue os critérios estabelecidos, pode solicitar a revisão da vida toda. Mas, sempre analisando o prazo de 10 anos. Portanto, peça ajuda a um advogado especialista e aumente o seu salário com essa revisão.
Veja também: Aumento de salário com Lula como vai funcionar
Leia mais: Revisão da vida toda: Posso perder dinheiro?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!