Em 2020, logo após a pandemia da Covid-19, o Brasil passou por atualizações para melhorar o sistema do INSS, reduzindo também as filas. Dentre essas medidas, o sistema MEU INSS foi um dos mais acessados pelos brasileiros.
Nesse sentido, através do MEU INSS, vários serviços são oferecidos de forma presencial, sem o segurado precisar sair de casa. E, além disso, o aplicativo é gratuito e está disponível para download nos sistemas Android e iOS.
Então, para saber como acompanhar a aprovação do seu benefício pelo MEU INSS, dentre outras informações úteis, veja a seguir!
Do que se trata o MEU INSS?
Em 2020, mais uma vez, como falamos anteriormente, o MEU INSS trouxe mais transparência para os segurados do INSS e também ajudou a reduzir as imensas filas do sistema. E, além disso, por não ter nenhum custo, se tornou de grande valia!
Nesse sentido, o MEU INSS é um sistema do Governo Federal para que os aposentados e pensionistas possam resolver suas demandas pelo computador ou pelo WhatsApp! No entanto, vale destacar que em certas situações a presença do segurado é exigida!
Em suma, através do sistema você pode consultar o extrato previdenciário, atualizar dados do cadastro, agendar perícia e ainda solicitar o benefício! No entanto, a solicitação é um dos processos mais complexos quando era feito de forma presencial, trazendo mais praticidade.
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E como posso solicitar um benefício pelo MEU INSS?
Essa é uma das maiores dúvidas entre os segurados que visam solicitar um benefício pelo MEU INSS. Em primeiro lugar, é um processo simples e seguro que você pode fazer pelo whatsapp ou mesmo pelo computador.
Nesse sentido, basta você preencher um formulário e anexar todos os documentos solicitados para comprovar os requisitos necessários, além de agendar uma perícia se for necessário no benefício solicitado. Em seguida, o INSS dará um retorno através da própria plataforma ou por e-mail.
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Veja como consultar a aprovação do seu benefício pelo MEU INSS
Logo após enviar todos os documentos, recomendamos que você avalie se preencheu todos os requisitos necessários para que o seu benefício não seja negado. E, além disso, vale destacar que alguns documentos, como laudos médicos, precisam de datas recentes.
Nesse sentido, logo após fazer a solicitação do seu pedido, entre no portal MEU INSS com frequência para ver se teve alguma atualização. Em suma, o INSS entra em contato pelo e-mail informado no sistema ou através da própria plataforma.
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Veja como criar uma conta no MEU INSS
Agora, vamos ao passo a passo para você criar sua conta no MEU INSS! Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo do MEU INSS e selecione: “Entrar”. Depois disso, escolha a opção “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha, caso já tenha cadastro. No entanto, se for o primeiro acesso, selecione “Crie sua conta”.
Em seguida, escolha uma forma de validação de cadastro entre as opções que aparecem na tela;
Logo, será necessário que você preencha o cadastro com os dados pessoais solicitados e assim habilite o cadastro através do e-mail ou mensagem no celular. Assim, crie uma senha.
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