Crescimento do Consumo nos Lares Brasileiros tem aumento significativo- Saiba mais

O Consumo em lares brasileiros registrou um aumento de 3,09%, de acordo com dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Destaca-se que esse crescimento foi, especialmente, pelo desempenho excepcional do mês de dezembro de 2023, que apresentou um avanço de 18%, o maior aumento mensal desde dezembro de 2021. Veja os detalhes da pesquisa!

Inflação dos Alimentos em Casa e Perspectivas para 2024

Consumo em lares brasileiros aumentou em 2023
Consumo em lares brasileiros aumentou em 2023 (Fonte: Unsplash)

O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, aponta que a menor inflação dos alimentos consumidos dentro dos lares, em comparação com os alimentos consumidos fora de casa, foi um fator-chave para esse crescimento.

Mas o destaque fica para o consumo de carne bovina ao longo do ano, indicando uma recuperação da renda familiar. As projeções para 2024 sugerem um aumento de 2,50% no Consumo em lares brasileiros.

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Redução no Preço da Cesta Abrasmercado

A pesquisa também revela que o valor da Cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de consumo comum, teve uma queda de 4,22% em 2023 em relação ao ano anterior, marcando a maior deflação desde 2017.

No entanto, em dezembro do ano passado, o preço médio da cesta apresentou um aumento de 1,35%, chegando a R$ 722,57. As maiores reduções foram nas regiões Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

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Variação nos Preços dos Alimentos Básicos

Entre os itens básicos, houve quedas mais expressivas nos preços do óleo de soja, feijão, farinha de trigo e leite longa vida. Todavia, arroz e açúcar apresentaram aumentos significativos durante o ano.

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Fatores Econômicos em Movimento

Milan destaca que o crescimento do emprego e a implementação de programas de transferência de renda e outros recursos que estimularam a economia. Um deles é os pagamentos de precatórios, foram determinantes para impulsionar o consumo nos lares brasileiros ao longo do ano.

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A pesquisa da Abras abrange diversos tipos de estabelecimentos, desde atacarejos até e-commerce, oferecendo uma visão abrangente do comportamento do consumo no país.

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