Descubra Agora: 7 Benefícios Exclusivos para Idosos – Gratuidades, Isenções e Mais!

No Brasil, Os idosos contam com uma série de direitos e benefícios assegurados por lei. Esses benefícios são desenvolvidos para fornecer suporte e conforto aos idosos, reconhecendo a valiosa contribuição que deram à sociedade ao longo dos anos.

Com a legislação focada em garantir gratuidades, isenções e prioridades, os idosos têm acesso a uma variedade de benefícios que visam melhorar sua qualidade de vida e mitigar dificuldades financeiras. Na matéria a seguir, apresentamos 7 exemplos.

Quantos idosos tem no Brasil?

7 benefícios exclusivos para idosos.
7 benefícios exclusivos para idosos. (Fonte: Edição / Jornal JF)

O Brasil, assim como diversos outros países, enfrenta um expressivo aumento na quantidade de idosos. Segundo as últimas estimativas, o país possui uma população idosa que ultrapassa os 30 milhões.

Leia mais: INSS autoriza pagamento extra de R$ 97 bilhões para aposentados e pensionistas em 2024! Veja quem tem direito

Esse número equivale à cerca de 14% da população total do Brasil, uma proporção que vem aumentando de forma constante ao longo dos anos. O crescimento demográfico dos idosos não apenas reflete o aumento na expectativa de vida, mas também mudanças nas taxas de natalidade.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Benefícios para idosos: Isenção do IPTU

Em diversos municípios do Brasil, pessoas idosas com 60 anos ou 65 anos, ou mais, têm a possibilidade de pedir a isenção do IPTU. Essa iniciativa tem o propósito de amenizar a carga tributária para aqueles que frequentemente vivem com recursos financeiros restritos.

Leia mais: Desvendando o Estatuto do Idoso: Conheça Seus Direitos Essenciais e Como Garanti-los!

Para usufruir desse benefício, os idosos precisam atender a determinados critérios, como possuir somente uma propriedade destinada exclusivamente à residência e ter uma renda mensal que não ultrapasse dois salários mínimos. Confira no nosso blog uma matéria completa explicando como recorrer à isenção do IPTU para idosos.

Pensão Alimentícia pelos filhos

A legislação no Brasil assegura aos idosos o direito de solicitar pensão alimentícia de seus filhos. Esse benefício é fundamental para os idosos que não possuem meios próprios de sustento.

Leia mais: INSS anuncia reajuste nas aposentadorias para 2024: entenda os impactos

O requerimento da pensão pode ser realizado judicialmente, sendo que os filhos têm a obrigação de fornecer o suporte financeiro necessário para garantir uma vida digna aos pais na velhice.

Atendimento prioritário em Hospitais

O estatuto do idoso garante atendimento prioritário em hospitais, abrangendo não apenas a espera por consultas, mas também em triagens e procedimentos cirúrgicos. Esse direito é essencial para assegurar que os idosos recebam os cuidados médicos necessários de maneira ágil e eficaz.

Leia mais: Décimo Terceiro do INSS 2024: Datas, Pagamentos e Quem Tem Direito

Benefícios para idosos: Remédios grátis

A Farmácia Popular é um programa governamental que disponibiliza medicamentos gratuitos ou com desconto para idosos. Esse programa inclui medicamentos para doenças crônicas, além de itens como fraldas geriátricas.

Leia mais: Redução Inédita na Taxa de Juros de Consignados Beneficia Aposentados e Pensionistas!

Para acessar os medicamentos, os idosos devem apresentar uma receita médica, assegurando o tratamento de suas condições de saúde sem custos ou com preços reduzidos.

Viagens gratuitas (ou com desconto)

Os idosos, bem como aposentados, pensionistas e até mesmo beneficiários do BPC (com 60 anos ou mais) no Brasil têm o direito de viajar de forma gratuita ou com desconto em vários meios de transporte, que vão desde ônibus até aviões. Isso abrange tanto o transporte público em nível municipal quanto interestadual, garantindo assentos reservados e oferecendo descontos em passagens aéreas, por meio de programas como o Voa Brasil.

Leia mais: Inscritos no BPC agora têm direito a moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida! Veja como é possível

Leia em nosso blog nossa matéria completa sobre o Voa Brasil que oferece aos idosos passagens aéreas com preços incríveis!

Meia-entrada em eventos culturais

Idosos têm o direito de pagar meia-entrada em eventos culturais, como cinema, teatros, museus e shows.

Leia mais: INSS anuncia reajuste nas aposentadorias e pensões para 2024: Entenda os principais pontos

Essa iniciativa tem o objetivo de estimular a participação ativa dos idosos em atividades culturais, contribuindo para o seu bem-estar e promovendo a inclusão social e o crescimento intelectual.

Benefícios para idosos: BPC

Por fim, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) representa uma ajuda do Governo para idosos de baixa renda.

Para aqueles não familiarizados, esse benefício assegura um salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade, com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.

Os benefícios direcionados aos idosos no Brasil refletem o reconhecimento e respeito que a sociedade dedica a eles. Desde isenções fiscais e cuidados médicos até suporte cultural e financeiro, essas iniciativas garantem que os idosos desfrutem da melhor idade com saúde e segurança.

Leia mais: Proposta no Congresso pode aumentar benefícios do INSS a cada cinco anos

Veja Também:

SAIU no DIÁRIO OFICIAL: NOVIDADE BÔNUS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS – BPC LOAS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.