A questão sobre a data do pagamento do 13° salário do INSS tem gerado incerteza entre os beneficiários da instituição há algum tempo.
No entanto, o INSS divulgou recentemente informações cruciais sobre o cronograma deste ano, apresentando algumas mudanças que podem ter um impacto favorável na vida dos beneficiários. Prossiga com a leitura para ficar por dentro dessas novidades.
Quem tem direito ao Pagamento do 13º salário de 2024 do INSS?
O primeiro ponto de interesse para os beneficiários do INSS é saber quem terá direito ao tão aguardado pagamento do 13º salário em 2024. Dessa maneira, são elegíveis para receber esse benefício aqueles que recebem auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Leia mais: Reajuste do INSS para 2024: Novos valores e datas de pagamento detalhados!
No entanto, vale destacar que essa vantagem não se aplica aos destinatários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou da Renda Mensal Vitalícia (RMV).
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do JORNAL JF pelo WhatsApp
Calendário do 13º salário: Quando o pagamento será feito?
Uma das maiores preocupações dos beneficiários é saber quando exatamente poderão contar com o dinheiro extra do 13º salário. Ainda que não tenha sido divulgado um calendário oficial pelo INSS, é possível fazer algumas especulações com base nos padrões dos anos anteriores.
Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Aumento de 6,97% nos Salários – Saiba Mais sobre os valores!
Isso ocorre porque nos últimos tempos tem sido uma prática habitual do INSS adiantar os pagamentos do 13° salário. Dessa forma, é possível que os beneficiários recebam a primeira parte já em maio, enquanto a segunda parte poderá ser creditada em junho.
Possível calendário do 13º do INSS
Veja abaixo as possíveis datas de pagamento.
Para quem recebe até um salário mínimo:
Primeira parcela
- Final 1 – 25 de maio;
- Final 2 – 26 de maio;
- Final 3 – 29 de maio;
- Final 4 – 30 de maio;
- Final 5 – 31 de maio;
- Final 6 – 1º de junho;
- Final 7 – 2 de junho;
- Final 8 – 5 de junho;
- Final 9 – 6 de junho;
- Final 0 – 8 de junho.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
Primeira parcela
- Final 1 e 6 – 1º de junho;
- Final 2 e 7 – 2 de junho;
- Final 3 e 8 – 5 de junho;
- Final 4 e 9 – 6 de junho;
- Final 5 e 0 – 7 de junho.
Então, o pagamento da segunda parcela ocorre exatamente um mês após o pagamento da primeira parcela, tanto para aqueles que recebem um salário mínimo, quanto para quem recebe acima.
Valor do 13º do INSS: Quanto os beneficiários podem esperar?
Além de se perguntarem sobre o momento em que receberão o décimo terceiro, os beneficiários também têm o interesse em saber o montante que podem aguardar. No ano passado, houve um aumento considerável no salário mínimo, o que naturalmente influenciou no valor do abono natalino para os aposentados e pensionistas.
Leia mais: Como rastrear celular roubado? Aprenda agora
No ano de 2024, o acréscimo estabelecido foi de R$ 92,00, elevando o salário mínimo para R$ 1.412,00. Isso equivale a um aumento real de 5,77% após a correção pela inflação, representando uma das maiores altas reais do salário mínimo dos últimos anos.
Para aqueles que recebem valores superiores ao salário mínimo nacional, o aumento segue um padrão diferente.
Por isso, aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo terão o benefício reajustado em 3,71%.
Dessa maneira, essa atualização considera exclusivamente o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de janeiro a dezembro do ano anterior. Ademais, os beneficiários que começaram a receber acima do salário mínimo a partir de fevereiro de 2023 terão um reajuste proporcional à variação do INPC nesse período.
Em suma, o 13° salário do INSS em 2024 promete trazer boas perspectivas para os beneficiários, com previsões de adiantamento nos pagamentos, um aumento significativo do valor e a garantia de maior estabilidade financeira para aqueles que dependem desse auxílio.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.