Cuidado com Golpes na Prova de Vida do INSS: Dicas e Mudanças 2024

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos às regras da prova de vida do INSS. Este público vem sendo alvo de um novo golpe que circula pelos meios de comunicação digital, envolvendo esse procedimento. Afinal, os fraudadores buscam obter informações bancárias, fotos e até mesmo documentos por meios digitais.

O golpe consiste em contatos feitos por telefone, mensagens ou e-mails, onde os criminosos alegam a necessidade de realizara ação na estrutura da Prova de Vida do INSS.

Mas em nota divulgada pelo Instituto, enfatiza-se a importância de evitar compartilhar selfies em redes sociais, uma vez que estes arquivos podem ser usados nas fraudes. É importante ressaltar que o INSS não realiza contato por SMS, WhatsApp ou ligações. Entenda melhor o caso.

Dicas para evitar fraudes

Aposentados devem se atentar contra o golpe da Prova de vida do INSS
Aposentados devem se atentar contra o golpe da Prova de vida do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

Se você já foi vítima deste golpe, o primeiro passo é o bloqueio de novas contratações de empréstimos consignados pelo aplicativo do INSS. Em seguida, registre um boletim de ocorrência e consulte um profissional de direito sobre uma possível indenização, em casos onde a falha seja da instituição financeira.

Leia mais: URGENTE! SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS para Aposentados e Pensionistas INSS 2024 – Entenda

Segundo dados do INSS, o público mais visado pelos criminosos são os idosos. Afinal, muitos não têm habilidade com ferramentas tecnológicas, tornando-os alvos fáceis para estes golpes.

Portanto, é importante manter os cuidados preventivos, como verificar a veracidade de informações através dos canais oficiais do INSS (como a central 135 ou o aplicativo Meu INSS) e não atender a solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone. Mas em casos de dúvidas, confira o site do INSS para obter informações seguras.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Mudanças na Prova de Vida do INSS 2024

As regras da Prova de Vida do INSS sofreram alterações significantes em 2023. Elas permanecem em 2024. Portanto, a confirmação do beneficiário como vivo será de responsabilidade do INSS.

Uma das principais mudanças é a utilização de comparação de dados provenientes de diversas fontes, tanto públicas quanto privadas, que serão consideradas como provas para a continuidade do pagamento do benefício.

Leia mais: Veja Aqui: Como Criar Figurinhas Boas No Whatsapp?

Portanto, seguir as orientações corretas e estar atento é a melhor forma de garantir uma aposentadoria tranquila e segura e evitar surpresas desagradáveis. Em caso de dúvidas ou suspeitas, procure sempre os canais oficiais do INSS.

Vamos juntos nessa luta!

Seja um disseminador dessas informações e ajude a evitar que mais pessoas caiam nesses golpes. A informação é a nossa maior arma de defesa.

Leia mais: Reajuste nas Contribuições do INSS em 2024: Novas Regras e Como se Preparar

Por fim, vale ressaltar que este espaço é um canal aberto para compartilhar informações e experiências. Quanto mais pessoas estiverem informadas, maior será nossa proteção contra fraudes e golpes. Deixe seu comentário abaixo compartilhando suas experiências e dúvidas. Juntos, podemos fazer um mundo melhor!

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA em JANEIRO de 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.