O Governo Federal decidiu antecipar o 13º salário do INSS para 2024, em meio a uma queda de popularidade. Com essa medida, os beneficiários poderão em breve sacar as duas parcelas que totalizam cerca de R$ 67 milhões.
Quer saber mais sobre o décimo terceiro dos aposentados em 2024? Leia este artigo até o final!
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Antecipação do Décimo Terceiro do INSS
O anúncio da antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do INSS foi feito, possibilitando que eles recebam as parcelas entre os meses de abril e maio, juntamente com o pagamento regular do benefício.
Anteriormente, esses pagamentos estavam previstos para ocorrer entre agosto e novembro. Estima-se que essa antecipação do abono contemplará aproximadamente 33,7 milhões de beneficiários. Essa medida visa proporcionar um alívio financeiro adicional aos beneficiários e impulsionar a economia por meio do aumento do poder de compra.
Leia Mais: Nova lei prevê fim da CNH para alguns grupos- Confira quais condutores podem ser beneficiados
Calendário de Pagamento do Décimo Terceiro do INSS

O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Nessa parcela, não haverá desconto de Imposto de Renda, o que significa que o segurado receberá 50% do valor total do benefício de abono natalino.
O pagamento da segunda parte do abono será realizado entre 24 de maio e 7 de junho. O pagamento seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios.
Para ter direito ao abono, os beneficiários de auxílios precisam ter recebido ao menos um pagamento desses benefícios durante o ano. É importante ressaltar que os beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada, não recebem o décimo terceiro do INSS.
Leia Mais: Liberte-se das Dívidas e Alcance a Prosperidade: Conheça o Caminho da Riqueza!
Quem pode receber o décimo terceiro do INSS
O décimo terceiro do INSS é destinado aos seguintes grupos de beneficiários. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer um suporte financeiro extra aos beneficiários e garantir um alívio financeiro ao longo do ano. Isso abrange os seguintes grupos de segurados do INSS:
- Aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária durante o ano;
- Segurados que foram beneficiados com auxílio-acidente;
- Aposentados que estão atualmente recebendo benefícios previdenciários;
- Beneficiários de pensão por morte;
- Pessoas que recebem auxílio-reclusão.
Leia Mais: Beneficiários do INSS terão 3 surpresas no pagamento de abril- Confira quais você pode receber
Organização dos Pagamentos do Décimo Terceiro do INSS em 2024
Os segurados que recebem o salário mínimo começam a receber o décimo terceiro na última semana do mês. Já para aqueles que têm renda superior ao salário mínimo, o INSS realiza os depósitos da primeira e segunda parcelas do abono na semana seguinte.
O cronograma de pagamento segue a ordem do final do cartão em que o segurado recebe o benefício. No caso dos trabalhadores que recebem benefício por incapacidade ou salário-maternidade, a Previdência calcula o décimo terceiro com base na data prevista para o fim do benefício.
Leia Mais: INSS libera EXTRA de R$20.700 para Aposentados e Pensionistas com Condições EXCLUSIVAS – Confira
Veja também: CONFIRMADO: TRISTE NOTÍCIA para quem RECEBE ACIMA do MÍNIMO – NÃO vai ter AUMENTO REAL? APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!