Descubra 4 direitos dos idosos garantidos por lei, mas que muitos desconhecem! Descubra agora

Os direitos dos idosos possuem um papel fundamental na sociedade, contribuindo para a garantia de qualidade de vida desses indivíduos. Assim, o Estatuto do Idoso, de 2003, é a principal lei voltada para isso.

No entanto, muitos desses direitos ainda são desconhecidos, seja por falta de divulgação ou dificuldade de acesso à informação. Por isso, vamos listar aqui 4 desses direitos que talvez você não conheça.

Direito à pensão alimentícia

Confira os direitos dos idosos que você talvez não sabia que existem (Fonte: Edição / Jornal JF)
Confira os direitos dos idosos que você talvez não sabia que existem (Fonte: Edição / Jornal JF)

Os idosos têm direito a pensão alimentícia. De acordo com o Estatuto do Idoso, este benefício pode ser requerido judicialmente, fazendo com que filhos e até netos possam ser acionados para efetuar o pagamento. Embora este direito esteja garantido há quase 20 anos, muitos ainda desconhecem tal informação.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Atendimento preferencial no SUS e outros órgãos públicos

Além disso, a lei garante o atendimento prioritário a idosos em órgãos públicos e privados. Este direito não faz distinção entre os idosos, garantindo a todos um atendimento digno e ágil. Além disso, idosos com dificuldade de locomoção têm direito ao atendimento domiciliar.

Leia mais: INSS Inicia Pagamento Reajustado para Aposentados e Pensionistas em 2024! Confira agora mais

Prioridade na justiça

O processo judicial pode ser demorado e arrastado, e muitos idosos podem ficar receosos de recorrer à justiça por causa disso. No entanto, a legislação garante trâmite prioritário nos processos judiciais para idosos. Esta prioridade é estendida ao cônjuge ou companheiro com mais de 60 anos em caso de falecimento do idoso.

Leia mais: ACABA DE SAIR: Bolsa Família de FEVEREIRO: Calendário e Valores REDUZIDOS – Confira as Novidades!

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC, é um dos direitos sociais dos idosos. Este benefício é pago mensalmente e equivale a um salário mínimo. Ele é destinado a idosos e pessoas com deficiência que não têm condições de garantir sua própria subsistência ou que não recebem o devido apoio da família.

Leia mais: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! Justiça Federal Destina R$ 1,5 Bilhão para Aposentados do INSS – Confira!

Conclusão

É fundamental que todos conheçam os direitos dos idosos para garantir a eles uma vida digna e respeitosa. O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de conscientização e implementação desses direitos, portanto, é nosso papel enquanto sociedade buscar essa informação e garantir que ela seja divulgada.

Leia mais: ALERTA: Lula emite NOVO COMUNICADO sobre ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2024 – veja agora

Veja também

Saiba tudo sobre os pagamentos do INSS em 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.