A celebração da Páscoa é significativa para os cristãos, pois marca a memória da Paixão (Martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, um evento bíblico interpretado como a transição para novos horizontes e renovadas esperanças para a humanidade. Ao longo da Semana Santa, diversos símbolos integram o cerimonial das celebrações, conheça alguns deles. Saiba mais!
Ovo de Páscoa
A tradição de presentear com ovos é, de fato, um dos símbolos mais reconhecidos da Páscoa, devido ao seu significado de nascimento e vida. Essa prática remonta aos povos do Mediterrâneo, que, durante as festividades que marcavam o início da primavera e o período de plantio, cozinhavam e decoravam ovos para oferecer como presentes. Os ovos eram vistos como símbolos de fertilidade e renovação da vida.
Com o advento do Cristianismo, essa tradição foi incorporada às celebrações da Páscoa, sendo os ovos decorados com imagens religiosas de Jesus e Maria, simbolizando o nascimento do Messias. Essa prática foi preservada ao longo dos séculos em diversas culturas e regiões.
No mundo contemporâneo, o ovo de chocolate se tornou uma forma popular de presentear no Domingo de Páscoa, mantendo viva a tradição ancestral dos ovos como símbolo de renovação e vida.
Leia Mais: Governo liberou o 13º para quem recebe BPC em 2024? Atualizações sobre o benefício
Coelho da Páscoa
O coelho é um símbolo secular amplamente ligado à Páscoa, não possuindo vínculos diretos com os aspectos religiosos da celebração. Popularmente, é difundida a ideia de que o coelho da Páscoa distribui ovos de chocolate, escondendo-os para que as crianças possam procurá-los e encontrá-los.
A história do coelho da Páscoa ganhou destaque no século XIX, sendo que sua popularização está associada ao fato de que o coelho foi considerado um símbolo de fertilidade, assim como o ovo, em diversas culturas antigas. Por exemplo, para os germânicos, tanto o ovo quanto o coelho eram símbolos de Eostre, a deusa da fertilidade.
Alguns historiadores sugerem que a associação do coelho com a Páscoa pode ter origens na tradição cristã, uma vez que os cristãos da Antiguidade consideravam o coelho e a lebre como símbolos de pureza, associando-os à Virgem Maria. Essa interpretação pode explicar a disseminação desse animal como um símbolo da Páscoa.
Leia Mais: Confira as alterações nas regras do futebol anunciadas pela FIFA
Cordeiro
O cordeiro é um dos mais antigos símbolos da páscoa, representando uma aliança de Deus com o povo judeu mostrado no Antigo Testamento. Assim, durante esta fase da bíblia a comemoração da páscoa contava com o sacrifício de um cordeiro. Dessa forma, na religião Cristã, Jesus é a representação do “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.
Leia Mais: Valor de R$ 443 para idosos com mais de 60 anos! Idosos comemoram economia
Círio Pascal
Círio Pascal é uma vela de grande porte, adornada com as letras gregas alfa e ômega, que simbolizam “início” e “fim“, respectivamente. É usada durante as missas da Semana Santa. Assim, durante a Vigília Pascal, são inseridos na vela os cinco pontos representando as chagas de Cristo na cruz. Ele é aceso no Sábado de Aleluia (Sábado Santo) e sua luz representa a Ressurreição de Cristo.
Ramos de Palmeira
A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriam o caminho com folhas de palmeira para celebrar sua chegada. Portanto, as folhas de palmeira normalmente são utilizadas na decoração das igrejas durante as celebrações da Semana Santa, representando um “bem-vindo a Cristo“.
Leia Mais: Descubra as Frutas que Podem Ser Obstáculo para sua Perda de Peso! Confira!
Pão e Vinho
O pão é a representação do corpo de Jesus Cristo, enquanto o vinho representa o sangue. Dessa forma, os dois elementos, aparecem durante a última ceia, quando Jesus Cristo comemora a Páscoa judaica junto com seus discípulos.
Veja Também: APROVADO em 2024: SURPRESA na CONTA: NOVA CARTEIRA do IDOSO LIBERA vários BENEFÍCIOS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!