Com o objetivo de fortalecer os laços internacionais do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por uma viagem ao Egito na última terça-feira (13), direcionando-se especificamente à cidade do Cairo, a capital do país.
Nessa empreitada, Lula almeja realizar reuniões produtivas com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.
Após cumprir seus compromissos no Egito, o presidente brasileiro tem agendados encontros a partir de sexta-feira (16) até domingo (18) na Etiópia, onde ocorrerá a cúpula de chefes de estado e governo da União Africana, composta por um total de 55 nações da região.
União entre o Brasil e os países
Antes de tudo, um dos principais propósitos do presidente é revitalizar e consolidar os laços do Brasil com o Egito e a Etiópia. Isso se torna ainda mais relevante devido ao fato de que ambos os países recentemente se tornaram membros do Brics.
Leia mais: Governador de BH fala sobre conversa com Lula: Vamos ver as obras saírem do papel
Ou seja, até meados de 2023, o grupo do qual engloba economias emergentes tinha como países Brasil, China, África do Sul, Rússia e Índia. Lula completará a sua terceira viagem à África dentro do seu governo atual e com isso passa a sustentar os seus planejamentos que já estavam sendo implementados nos mandatos anteriores, que é de garantir a fortificação do relacionamento com países da região.
Adicionalmente, há o propósito de posicionar o Brasil como um dos esteios do reconhecido Sul Global, através das negociações com nações mais desenvolvidas. Assim sendo, as expectativas em relação a um possível acordo que possa favorecer o país de alguma forma são enormes.
Desembarque em Cairo
Na quarta-feira (14), o presidente Lula chegou ao Cairo para uma agenda discreta. Seu objetivo é visitar as Pirâmides de Gizé e o Museu Nacional. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esta é a segunda visita oficial de Lula ao Egito.
Em 2003, durante seu primeiro mandato, o presidente realizou sua primeira visita ao país. Ele tem encontros agendados, incluindo um almoço com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi na quinta-feira (15), onde a assinatura de acordos bilaterais em tecnologia, inovação, ciência e bioenergia pode estar na pauta.
Leia mais: Governo prevê Pente Fino no INSS em 2024 e economia de R$10 bi com cortes de benefícios
Também na quinta-feira, Lula marcará presença na Liga dos Estados Árabes para um encontro com o secretário-geral da organização, Ahmed Aboul Gheit. Em seguida, participará de uma sessão extraordinária do Conselho de Representantes da liga.
Guerra entre Israel e Hamas
Um dos tópicos mais importantes das conversas entre o petista e o presidente do país africano, será sobre a guerra de Israel contra Hamas. Tanto que o próprio governo fez a questão de demonstrar um grande receio por conta da notícia recente de que Israel pode estar orquestrando uma ofensiva terrestre na cidade de Rafah, que é situada na fronteira com o Egito.
A aproximação dos governos brasileiros com os egípcios é visível desde as negociações para resgatar brasileiros da Faixa de Gaza.
Finalizando, o governo brasileiro espera discutir também a questão das relações comerciais, com a esperança de que o Egito possa autorizar a abertura de novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina.
Veja Também o pagamento automático de R$6.000 do INSS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!