Empréstimo consignado para CLT vai ter margem estendida? Entenda aqui as novas margens liberadas para empréstimo consignado!
O consignado, velho amigo dos aposentados e pensionistas, é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro a juros baixos. Veja o vídeo para entender essa nova linha de crédito liberada!
Novo empréstimo consignado liberado para CLT
O presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovou com veto parcial a Lei nº 14.431 de 2022, que amplia as margens de empréstimos consignados para trabalhadores CLT (Lei Consolidação das leis do trabalho) e autoriza a concessão desses créditos aos beneficiários do regime. Dessa forma, a novidade publicou-se no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto.
Leia mais: Suspensão do consignado por 180 dias é realidade? Entenda como funciona
A lei é resultado da MP 1.106/2022 aprovada pelo Senado e assinada pelo presidente dia 3. Na Câmara dos Deputados, o relator é o senador Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo ele, a proposta pode levar a taxas de juros mais baixas, já que as taxas de inadimplência desses empréstimos costumam ser baixas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
MPV 1106 e as margens de empréstimo consignado liberadas
Como foi dito a MP1106, que originou a nova lei dos empréstimos consignados para CLT, foi anunciada e muito comemorada nesse mês de agosto. A lei traz então diversos novos benefícios e linhas de crédito liberadas, em especial para os beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC.
Veja abaixo:

Dessa forma, como pode ser notado na imagem, o projeto não libera crédito consignado para os trabalhadores de regime CLT.
Visando então corrigir essa injustiça foi aprovada lei 14.431 de 2022, que libera essa mesma margem de crédito consignado para os trabalhadores CLT.
Leia mais: Pagamento em dobro? Veja quem recebe o abono natalino do INSS no fim do ano
Os empréstimos consignados são uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e com margens de juros mais baixas, uma vez que a modalidade tem o juros mais baixo do mercado.
A taxa de juros é baixa pois a modalidade oferece maior segurança aos bancos, que em troca podem cobrar taxas de juros mais baixas. Dessa forma com a nova lei os trabalhadores CLT poderão contratar empréstimos consignados com margem de até 40%.
Nova margem de empréstimo consignado liberada para CLT
Assim, segundo consta na página do senado legislativo:
A nova lei define em 40% a margem consignável para os celetistas, contra 35% na legislação anterior. Desses 40%, cinco pontos percentuais destinam-se a despesas e saques com o cartão de crédito. Para os titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral de Previdência Social e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), os descontos e a retenção em folha podem atingir 45% dos benefícios, dos quais 5% para amortizar despesas e saques com cartão de crédito consignado e 5% para amortizar despesas e saques com cartão consignado de benefício.
Dessa forma a nova medida é uma boa notícia para quem precisa de empréstimos consignados e não estava sendo contemplado pela nova lei 1106 de 2022.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Atenção! INSS muda regras de aposentadorias; confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!