Entenda a Revisão do Artigo 29 do INSS: Quem tem direito e como consultar

A Revisão do Artigo 29, termo relacionado a benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), é um procedimento resultante de um reconhecimento judicial. Mas ele se deu por conta de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical. Este texto explica a fundo sobre o que é o Artigo 29 e como consultá-lo. Saiba mais.

O que é o Artigo 29?

O art. 29, que é a base jurídica para a Revisão do Artigo 29, é parte da Lei 8.213/1991 – também conhecida como a Lei de Benefícios da Previdência Social. Portanto, define como o Salário de Benefício (SB) para cálculo, que é a média das contribuições previdenciárias do segurado. O cálculo é a base para a definição do valor do benefício e serve como referência mesmo após a aplicação de outras variáveis, como o fator previdenciário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quem tem direito à revisão do Artigo 29?

Revisão do Artigo 29 é um direito de inúmeros beneficiários do INSS (Fonte: Edição/Jornal JF)
Revisão do Artigo 29 é um direito de inúmeros beneficiários do INSS (Fonte: Edição/Jornal JF)

Para ter direito à revisão do artigo 29, o segurado deve estar recebendo aposentadoria por invalidez, auxílio doença, pensão por morte, ou auxílio-acidente, mas ter tido seu benefício concedido entre 17/04/2002 e 17/04/2009. Portanto, os valores devidos se referem a cidadãos que começaram a receber mais de um salário mínimo e tiveram o cálculo de seus benefícios baseados em 100% das contribuições realizadas.

Leia mais: Descubra os Top 5 Aplicativos para Vibrar com a Fórmula 1 Direto do Seu Celular

Como consultar o benefício do Artigo 29?

Para fazer a consulta da revisão do benefício é necessário acessar o site oficial do Meu INSS. Após informar os dados pessoais do beneficiário, é necessário procurar pela barra de busca digitando “Revisão do Artigo 29”.

Leia mais: INSS: REAJUSTE de 2024 começa a ser pago 25 de Janeiro! Consulte o Calendário!

Como é o pagamento da revisão do Artigo 29?

Os pagamentos realizam-se desde 2013, por meio de um calendário de depósitos em acordo feito na ACP. Os beneficiários têm até 60 dias após a disponibilização para fazer a retirada do pagamento. Caso perca o prazo, pode-se fazer uma solicitação pelo app, site do Meu INSS ou pelo telefone do INSS, 135.

Leia mais: Aposentados: Confira os NOVOS VALORES com Aumento Acima do Salário Mínimo!

Em resumo, a Revisão do Artigo 29 é um direito de centenas de beneficiários do INSS cujos pagamentos aconteceram de maneira errônea entre 2002 e 2009. Portanto, é essencial que esses beneficiários estejam conscientes de seus direitos e consultem regularmente a situação de seus benefícios.

VEJA MAIS

SAIU DIÁRIO OFICIAL – INSS vai PAGAR EM DOBRO para Aposentados e Pensionistas em 2024 NOVO REAJUSTE (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.