O 13º salário do INSS é um benefício esperado por milhões de aposentados e pensionistas no Brasil. Em 2024, a maior parte dos beneficiários recebeu o pagamento antecipado entre abril e maio. No entanto, quem passou a receber o benefício após a antecipação ainda tem direito a essa gratificação e vai receber o pagamento extra em novembro, em parcela única.
Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum auxílio do INSS, confira agora quem tem direito ao abono extra de novembro, como será feito o cálculo e quais são as datas de pagamento.
Quem tem direito ao pagamento extra do INSS em novembro?
O INSS vai pagar o 13º salário em parcela única para quem começou a receber benefícios previdenciários após maio de 2025. Isso acontece porque esses beneficiários não estavam incluídos na antecipação do 13º feita no primeiro semestre do ano.
Portanto, terão direito ao pagamento em novembro os segurados que começaram a receber a partir de junho de 2025 e que estão nas seguintes categorias:
✔ Aposentados do INSS
✔ Pensionistas que recebem pensão por morte
✔ Beneficiários de auxílios temporários, como auxílio-doença e auxílio-reclusão
Quem não recebe o 13º salário?
Não têm direito ao 13º salário os beneficiários de programas assistenciais, como:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)
- Renda Mensal Vitalícia (RMV)
Como será calculado o 13º do INSS em novembro?
O cálculo do 13º salário do INSS considera o tempo em que o segurado recebeu o benefício ao longo do ano. Como os pagamentos são proporcionais, o valor pode ser menor do que o salário mensal.
Fórmula do cálculo:
O valor total do 13º é 1/12 (um doze avos) do benefício por cada mês recebido.
Exemplo prático:
Se um segurado começou a receber em julho, ele terá direito a 6/12 do benefício como 13º. Isso significa que o pagamento será equivalente a meio salário.
Além disso, o valor da parcela única de novembro terá descontos do INSS e Imposto de Renda, quando aplicável.
13º salário do INSS pago em novembro?
O INSS realizará o pagamento de um novo lote do 13º salário para seus beneficiários em novembro. Esse pagamento será destinado àqueles que não receberam a antecipação feita em abril e maio, ou seja, para quem começou a receber o benefício após esse período.
Dessa forma, os novos beneficiários terão direito a uma parcela única do 13º salário, calculada de forma proporcional ao tempo em que recebem o benefício. O pagamento seguirá o calendário regular do INSS.

Veja também: 13º DO INSS JÁ TEM DATA?
13º salário do INSS
abono do INSS novembro (2 de 4)abono do INSS novembro
pagamento extra do inss (3 de 4)pagamento extra do inss
quem tem direito ao 13º do INSS (4 de 4)quem tem direito ao 13º do INSS