Existem muitas dúvidas sobre a aposentadoria por invalidez, principalmente acerca do período de carência. Nesse sentido, é uma aposentadoria que se torna uma alternativa para beneficiários que adoecem com o passar dos anos e ficam incapacitados para continuar trabalhando.
Para responder essa pergunta e outras mais, preparamos um artigo completo sobre aposentadoria por invalidez. Veja a seguir!
De que se trata a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria Por Incapacidade Permanente, ou Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário, do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), destinado as pessoas que ficam incapacitadas de forma total e permanente para exercer qualquer atividade laboral.
Nesse sentido, isso também inclui a possibilidade de o segurado ser reabilitado em outra profissão. Ou seja, a incapacidade impede de acontecer essa reabilitação”
Leia mais: Pagamento INSS começa a ser realizado na próxima semana; veja quando cairá seu benefício
Requisitos para a aposentadoria por invalidez
Para solicitar, os requisitos para a aposentadoria por invalidez constam na lei. Entre os requisitos são:
- Ter uma carência mínima de 12 meses.
- Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacita você.
- Estar no período de graça
- Estar recebendo benefício previdenciário (exceto Auxílio-Acidente).
- Estar incapaz de forma total e permanente para o trabalho.
Nesse sentido, os requisitos são os mesmos para os homens e para as mulheres.
Leia mais: Pagamento do novo cartão benefício do INSS começa já na próxima semana
3 hipóteses em que não é necessário comprovar carência
Existem 3 hipóteses em que você não precisará comprovar a carência para ter direito à Aposentadoria por Invalidez:
- Acidente de qualquer natureza.
- Acidente ou doença do trabalho.
- Doença que esteja na lista do Ministério da Saúde e no do Trabalho e Previdência como doença grave, irreversível e incapacitante.
Nesse sentido, as doenças em questão são: Tuberculose ativa; Hanseníase; Alienação mental; Esclerose múltipla; Neoplasia maligna; Cegueira; Hepatopatia grave; Cardiopatia grave; Paralisia irreversível e incapacitante, Doença de Parkinson, Nefropatia grave, Contaminação por radiação, dentre outros.
Para conferir a lista completa, é só acessar a lista do Ministério. E assim, não será necessário comprovar 12 meses de carência!
Leia mais: A VEZ DOS APOSENTADOS CHEGOU! MELHOR NOTÍCIA DO INSS; Valores Liberados Para Saque
De que forma posso solicitar a aposentadoria por invalidez?

Adiante, para solicitar a aposentadoria por invalidez, é necessário fazer o agendamento de uma perícia médica para ter a avaliação do médico. Nesse sentido, a aposentadoria por invalidez é concedida quando o cidadão não consegue mais exercer suas atividades.
Então, em caso de resultados que sejam favoráveis a existência da incapacidade, as informações referentes aos benefícios, como o valor, podem ser obtidas através da central de atendimento 135 ou pelo site/aplicativo MEU INSS.
No entanto, se os resultados comprovarem não se tratar de uma incapacidade permanente, uma no poderá ser agendado uma nova perícia. Desde que seja realizada após 30 dias da última avaliação com o médico perito.
Leia mais: Auxílio Caminhoneiro volta a pagar benefício no mês de SETEMBRO; confira o calendário
25% de aumento na aposentadoria por invalidez
Então, existem algumas situações específicas em que o INSS concede o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez. Nesse sentido, ele será concedido apenas quando o aposentado precisar de acompanhamento permanente para atividades normais como comer e tomar banho.
Leia mais: Ainda Dá Tempo De Quem Recebe Auxílio Brasil Pedir Empréstimo? Veja As Regras
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!