Depois de ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca no ano passado, o famoso apresentador Fausto Silva (Faustão) foi hospitalizado novamente no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro. Os médicos diagnosticaram problemas renais.
Consequentemente, o apresentador teve que se submeter a um novo procedimento cirúrgico, desta vez para um transplante renal, devido às complicações decorrentes do transplante anterior.
Faustão Internado

Desde setembro do ano passado, Faustão estava submetido a sessões de hemodiálise três vezes por semana para eliminar excesso de líquidos do organismo. Com o agravamento da situação, o apresentador foi submetido a um novo procedimento de transplante renal, após ser incluído novamente na lista de espera.
Em agosto, Faustão foi submetido a um transplante de coração após uma hospitalização prolongada de mais de vinte dias para tratar uma insuficiência cardíaca. Devido à gravidade de seu estado de saúde, ele recebeu prioridade na lista de espera por transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia Mais: Aposentados e Pensionistas! INSS Libera R$1,2 Bilhão para pagar ATRASADOS! Saiba Como Reivindicar!
Transplante de Coração do Apresentador
Leia Mais: Calendário INSS de Março! Não Perca as Datas de Pagamento da Aposentadoria! Veja Agora!
Assim, a situação atual de Faustão evidencia que o período pós-operatório de um transplante pode representar um desafio significativo. Embora garantir um novo órgão traga consigo a alegria da sobrevivência, também traz consigo uma série de cuidados e efeitos colaterais.
Um desses cuidados essenciais é o uso de imunossupressores, destinados a prevenir a rejeição do órgão transplantado. Apesar de serem fundamentais para a aceitação do novo órgão, esses medicamentos podem aumentar a suscetibilidade do paciente a infecções oportunistas e ao desenvolvimento de tumores.
Além disso, em casos como o de Faustão, que sofreu de insuficiência cardíaca, o próprio coração pode tornar-se incapaz de bombear sangue em volume suficiente, o que pode afetar todo o funcionamento do organismo, especialmente os rins.
Segundo o Dr. Diego Gaia, Chefe de Cardiologia do Hospital Santa Catarina – Paulista, na situação de Faustão, o corpo tende a priorizar órgãos considerados mais “vitais”, como o cérebro, o que pode comprometer o fluxo sanguíneo para os rins, afetando assim sua função, fenômeno conhecido como síndrome cardiorrenal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Fila de prioridade para Transplante
Faustão vinha enfrentando insuficiência cardíaca desde 2020 e foi oficialmente inserido na fila única de transplantes em 2023, um serviço prestado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), coordenado em São Paulo pela Secretaria de Estado da Saúde.
Leia Mais: Acaba de sair! ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO DO INSS! Ótima notícia! Confira
Assim, o critério de prioridade para receber transplantes leva em consideração o tempo de espera do paciente, seu tipo sanguíneo e a gravidade de sua condição. Antes de passar pela cirurgia de transplante, o apresentador permaneceu internado por três semanas aguardando por um doador compatível. No entanto, apenas 10 dias após receber alta da cirurgia, Faustão precisou ser readmitido devido a complicações pós-operatórias.
Veja também: BANCOS FINALMENTE começam o PAGAMENTO ANTECIPADO do 13 SALÁRIO 2024
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!