O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um valor depositado mensalmente pelo empregador em uma conta da Caixa Econômica Federal especifica para FGTS, uma das opções de saque do FGTS é o saque-aniversário, entenda como funciona.
O valor do fundo corresponde a 8% do salário do trabalhador. No entanto, para sacar o valor do FGTS existem situações especificas.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O trabalhador celetista poderá retirar o saldo do FGTS todo ano no mês de seu aniversário. Sendo que se o trabalhador escolher a opção de saque anual, não terá direito a retirar o valor total do FGTS na conta se for demitido.
Leia Mais: Serasa Limpa Nome: como negociar dívidas e sair do vermelho
Portanto, para os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário anualmente, em caso de demissão só receberão 40% dos valores disponíveis do FGTS.
Ademais, ao escolher a opção anual, você só poderá mudar para receber o resgate integral em caso de demissão após um prazo de dois anos.
O valor deverá ser resgatado em até três meses, no caso de saque-aniversário do FGTS.
Quando posso fazer o requerimento do saque-aniversário do FGTS?

Para os trabalhadores que escolherem resgatar o FGTS na modalidade saque-aniversário deverá fazer o requerimento até o último dia útil do mês do aniversário. Passando esta data, a oportunidade de fazer o requerimento desta modalidade só ocorrerá no próximo ano.
Leia Mais: INSS pode liberar pagamento em dobro para aposentados; confira as regras
Para solicitar o saque-aniversário do FGTS, o interessado deverá utilizar o aplicativo FGTS ou acessar o site da Caixa Econômica Federal ou ir pessoalmente até uma agencia da CEF.
Veja as datas para adesão do saque-aniversário deste ano:
- Janeiro: 03/01 a 31/03
- Fevereiro: 01/02 a 29/04
- Março: 02/03 a 31/05
- Abril: 01/04 a 30/06
- Maio: 02/05 a 29/07
- Junho: 01/06 a 31/08
- Julho: 01/07 a 30/09
- Agosto: 01/08 a 31/10
- Setembro: 01/09 a 30/11
- Outubro: 03/10 a 30/12
- Novembro: 01/11 a 31/01/23
- Dezembro: 01/12 a 28/02/23
Quem pode fazer saque-aniversário do FGTS?
O valor do FGTS poderá ser sacado de forma integral pelos próximos cinco anos. Mas, para conseguir a modalidade do saque-aniversário é necessário preencher os seguintes requisitos:
- • Possuir 18 anos de idade ou mais.
• Ter uma conta na Caixa.
• Optar pelo saque-aniversário e dar autorização para que o banco consulte seu saldo no FGTS.
• Ter o CPF regular.
• Não ter dívidas na Caixa.
O saque-aniversário é uma boa opção?
O FGTS funciona como uma poupança forçada, já que o valor depositados mensalmente pelo empregador não pode ser sacado quando o trabalhador bem entender.
Leia Mais: Auxílio Creche: entenda o que é, quem tem direito e como solicitar
Neste sentido, o fundo protege o trabalhador de ficar desamparado economicamente, quando ocorre uma demissão sem justa causa. Desse mundo o FGTS garante que o trabalhador terá um valor extra para se manter até de reinserir no mercado de trabalho.
Portanto, o saque-aniversário pode não ser uma boa opção para quem não tem reserva de dinheiro. Já que em caso de uma demissão sem justa causa ficaria desamparado da renda extra que o FGTS proporcionaria.
Sendo assim, é necessário ver como está a sua reserva de emergência e avaliar se tem renda para cobrir seus gastos em caso de perder o salário.
Desse modo, é importante avaliar suas necessidades, possibilidades e como manterá seu padrão de vida se for demitido, para decidir se deve ou não fazer o saque-aniversário.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO CAMINHONEIRO. Clique no link e saiba mais:
Auxílio Caminhoneiro paga benefício em dobro; quem tem direito e como solicitar
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.