O golpe do pagamento antecipado é um dos tipos de fraudes financeiras que mais tem feito vítimas nos últimos anos. Especialmente aposentados e pensionistas. Afinal, em tempos de crise econômica, as pessoas passam por dificuldades e buscam ofertas de crédito para conseguirem continuar comprando.
De acordo com o Serasa Experian, no primeiro semestre de 2021 foram registradas cerca de 1,9 milhão de tentativas de golpes. Portanto, houve um aumento de mais de 15% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em 2022, também no primeiro semestre, houve prejuízos de R$2,5 bilhões!
Para te ajudar a não cair no golpe do pagamento antecipado, fizemos esse conteúdo. Continue acompanhando.
Como é um golpe?
Em suma, os golpes são quando os criminosos se passam por instituições confiáveis e solicitam que você faça uma transferência de um valor antecipado para liberar o empréstimo do dinheiro. Mas isso não ocorre na realidade!
Trata-se de um crime de estelionato, afinal, se caracteriza pela obtenção de vantagens ilícitas às custas de prejuízo alheio. Portanto, ele pode ser aplicado por e-mail, telefone, WhatsApp e até mesmo por correspondência.
Leia mais: Lula confirma aumento no salário acima da inflação: Veja o novo valor
Normalmente, os criminosos escolhem consumidores negativados e/ou endividados. Afinal, eles vão ter dificuldade de conseguir crédito. Portanto, estão mais dispostos a aceitar qualquer oferta que apareça para conseguirem sair das dívidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Saiba como é o golpe do pagamento antecipado
Assim como o próprio nome fala, os responsáveis pedem depósitos antecipados para a liberação do crédito. Portanto, para enganar as vítimas, eles montam sites e perfis falsos nas redes sociais, passando-se por funcionários de instituições financeiras reconhecidas no mercado. Então, tentam convencê-las de que estão oferecendo empréstimos fáceis e rápidos.
Leia mais: Lula pode suspender saque-aniversário do FGTS em 2023?
Então, deixamos um alerta: nenhum banco pode cobrar qualquer tipo de taxa ou adiantamento de parcela para liberar crédito. Portanto, essa ação não existe! Com isso, se você receber esse tipo de proposta, pode ter certeza de que é uma tentativa de enganação.
Dicas para não cair no golpe do pagamento antecipado
Proteger-se contra o golpe do pagamento antecipado e outros é muito importante. Afinal, assim você evita que a sua saúde financeira seja seriamente prejudicada. Veja as dicas que separamos para você:
Leia mais: Não perca seu benefício: veja o que fazer se perdeu prazo por causa do sistema fora do ar
- Pesquise sobre a instituição antes de solicitar qualquer empréstimo ou aceitar uma proposta;
- Desconfie de ligações que tenham urgência para conseguir seus dados;
- Jamais faça depósitos antecipados;
- Não ofereça seus dados pessoais por redes sociais;
- Não se desespere com as contas em atraso;
- Não fale sobre empréstimo em redes sociais ou outros canais abertos.
Precisando de empréstimo? Para não ter perigo de cair no golpe do pagamento antecipado, solicite com a João Financeira. Temos as melhores condições. Clique aqui
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!