Alguns grupos de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem receber o pagamento de R$606 mensalmente, como incentivo ao retorno ao mercado de trabalho. Esse valor é referente ao auxílio-inclusão para quem recebe BPC. Entenda como vai funcionar e como solicitar esse valor:
Quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) tem a possibilidade de receber o auxílio-inclusão após criação do valor extra pelo Governo Federal. Esse auxílio tem o objetivo de incentivar que esses beneficiários retornem ao mercado de trabalho, recebendo um salário mais esse valor de R$606, todos os meses.
O que é preciso para receber o BPC?
O BPC é pago para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência- PCD (sem idade mínima) que não tenham contribuído com o INSS e, portanto, não têm o direito aos benefício previdenciários. Esse benefício foi criado através da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e a responsabilidade da distribuição do pagamento é do INSS.
Além de ser idoso com mais de 65 anos ou PCD, os beneficiários precisam ter renda familiar per capita mensal de até 1/4 de salário mínimo; cadastro único atualizado e CPF regularizado. O cadastro único serve para o cidadão ter acesso aos programas assistenciais e é uma forma de o Governo identificar a vulnerabilidade social que o indivíduo se encontra.
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O cadastro único serve para a inserção em programas como o BPC, o Auxílio Brasil, o vale-gás, dentre outros. Para realizar o cadastro único, basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município. Após isso, o cidadão fica na fila de espera para receber o benefício.
Confira mais informações sobre o auxílio-inclusão para BPC
Quem tem direito ao auxílio-inclusão?

Tem direito ao auxílio-inclusão quem recebe ou recebeu BPC nos últimos 5 anos e que retornou ao mercado de trabalho. Além disso, é preciso que o salário seja de até dois salários mínimos (R$2424 em 2022).
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Como solicitar o auxílio-inclusão para BPC?
A solicitação do auxílio-inclusão ocorre pelo aplicativo ou site Meu INSS, fazendo login com o gov.br. Após isso, clicar em “Novo pedido”, procure o nome do benefício “Auxílio-doença”. Em seguida à seleção do benefício, confira os seus dados e altere, se preciso. Inclua os documentos exigidos, conforme orientações que aparecem na tela. Avance e finalize o pedido.
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