Está com seu benefício do INSS suspenso ou tem medo que isso possa ocorrer? Confira aqui o que fazer nestas situações:
Conheça 12 situações em que o seu benefício do INSS pode ser suspenso. Em seguida você confere todas as informações sobre a suspensão de benefícios previdenciários!
O que significa ter o benefício do INSS suspenso?
A suspensão do benefício previdenciário vai ocorrer quando por um determinado motivo o INSS suspende os pagamentos ao beneficiário. Em geral, isso vai ocorrer quando o segurado acaba cometendo algum erro ou deixa de realizar algo importante para a manutenção do seu benefício.
Leia mais: Boa Notícia Para Aposentados E Pensionistas! Conta De Luz Fica Mais Barata Nos Próximos Meses
Mas calma, os casos em que o benefício do INSS acaba sendo suspenso em sua maioria são reversíveis. Nesses caos, a suspensão é temporária, sendo uma medida branda ou leve, diferente do cancelamento. Contudo, se você deixar de cumprir o que lhe for exigido durante o período em que o benefício estiver suspenso, ele pode ser cancelado imediatamente.
Por quais motivos o benefício do INSS pode ser suspenso?

Em seguida você confere 12 situações em que os segurados do INSS, podem ter seus benefícios suspensos temporariamente:
Benefício concedido com erro
A título de exemplo temos a apresentação de documentos falsos, nesse caso o erro pode ser detectado na chamada “Operação Pente-Findo” do INSS, criada para verificar benefícios irregulares.
Leia mais: Atenção! 8 Milhões De Pessoas Tem Benefício Do Auxílio Brasil Negado Em 2022; Entenda O Motivo
Deixar de fazer a prova de vida
Atualmente a prova de vida está suspensa em todo território nacional, pois deixou de ser obrigatória. No entanto, nos casos em que não se conseguir fazer o cruzamento de dados e não haver outro meio de fazer o procedimento. Ou ainda, o segurado não comparecer, ele pode ficar suspenso até a providência. Vale destacar que o INSS tem até o final de do ano para regularizar a comprovação de vida pelo novo método.
Não comparecer em perícia obrigatória
Caso o beneficiário precise realizar a perícia médica como, por exemplo, em caso de aposentadoria por invalides ou auxílio-doença e não comparecer, seu benefício do INSS vai ficar suspenso até a sua regularização.
Leia mais: Tarifa Social 2022: Entenda Como Receber Até 65% De Desconto Na Conta De Luz
Não fazer a reabilitação profissional no INSS
A reabilitação profissional ocorre para que o segurado consiga ser recolocado no mercado de trabalho. Se ele se negar a fazer o procedimento, o benefício fica suspenso até o realizar.
Salário-maternidade
Nesse caso, aqueles que recebem um auxílio, por exemplo, tem seu benefício suspenso até que finalize o salário-maternidade.
Leia mais: Salário Do INSS Dobrado Na Sua Conta: Veja Agora
Prisão
O segurado que estiver recebendo o auxílio-doença, em caso de prisão, vai ter o seu benefício do INSS suspenso imediatamente. Se for solto, consegue voltar a receber o benefício que estava em gozo.
Investigado por cometer crime doloso contra segurado
Se refere ao dependente que recebe pensão por morte. Portanto, caso esteja sendo investigado por homicídio doloso, contra o segurado que lhe beneficiaria com a pensão, o benefício vai ficar suspenso. Desse modo, somente volta a receber quando a investigação for encerrada e não ficar constado o objetivo.
Leia mais: Saque Anual FGTS: Saiba Como Solicitar O Seu
Em caso de fuga da prisão
Caso o segurado que esteja preso fuja, os seus dependentes que recebem o auxílio-reclusão, terão o benefício suspenso.
Retorno ao trabalho enquanto recebe o salário-maternidade
O segurado ou segurada que recebe salário-maternidade não pode retornar ao trabalho enquanto o benefício estiver ativo. Assim, casso retorne antes do previsto, seu benefício do INSS vai ser suspenso.
Leia mais: INSS: 2 Pagamentos Serão Liberados Para Os Aposentados
Atestado de vacinação obrigatórios dos dependentes
Os que recebem o chamado salário-família, precisam apresentar o atestado de vacinação dos dependentes até 6 anos. Portanto, caso você não apresente vai ter seu benefício do INSS suspenso temporariamente.
Comprovação de frequência escolar dos dependentes
Os dependentes a partir de 4 anos, precisam apresentar a comprovação de frequência escola para continuar recebendo o salário-família.
Leia mais: É Necessário Realizar A Prova De Vida Do INSS Em 2022? Entenda As Atualizações Da Regra
Não atualizar o Cadastro único
Os que recebem o chamado benefício de prestação continuada (BPC), precisam ter todas as informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico). Pois se isso não acontecer podem ter seu benefício mantido pelo INSS suspenso.
O que fazer se meu benefício for suspenso?
Se isso ocorrer, você precisa primeiro verificar o motivo e ficar atento ao prazo para apresentação da sua defesa. Garantindo assim que os pagamentos sejam retomados o mais breve possível, mas claro, quando não há irregularidade confirmada as chances de rever a situação são amplas.
Leia mais: GRANA EXTRA CHEGANDO! Auxílio Taxista Começa A Pagar Esta Semana; Benefício Paga R$1000
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.