INSS convoca URGENTE para Prova de Vida – Confira lista

O INSS convoca para prova de vida os aposentados que não comprovaram a vida. Portanto, é necessário realizar o procedimento o quanto antes para não ter o benefício bloqueado.

Ao todo, são 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que receberam a notificação. Anteriormente realizada presencialmente nos bancos, agora o processo é automático, de responsabilidade pelo próprio INSS. Portanto, faz meio do cruzamento de diversas bases de dados.

Veja mais sobre como o INSS convoca para prova de vida e como atualizar o procedimento. Boa leitura!

INSS convoca para prova de vida por notificações

Os beneficiários que não puderem ser localizados no cruzamento de dados receberão notificações através do aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 ou pelo banco. Portanto, o INSS recomenda que busquem atendimento nas agências bancárias, no site ou no aplicativo Meu INSS.

Prova de Vida INSS On-line

Idoso pode realizar prova de vida pelo celular
Idoso pode realizar prova de vida pelo celular (Fonte: Freepik)

Além do método presencial, a prova de vida INSS pode ser pela internet, via aplicativo ou site Meu INSS. No entanto, é essencial destacar que, mesmo utilizando o Meu INSS, é necessário acessar a aba “Prova de Vida”, localizada em “Outros Serviços”, para efetuar a atualização cadastral.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

A convocação já aconteceu?

Atualmente, realizaram-se 3.089.043 notificações para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Mas também houveram 1.262.514 beneficiários nascidos em março. Portanto, o total de convocados chega a 4.351.557 cidadãos para atualização cadastral.

Leia mais: DENGUE NO BRASIL – cuidados especiais para os idosos

Importância da Prova de Vida INSS

Os segurados nascidos entre janeiro e março precisam comprovar que estão vivos para manter seus benefícios pagos pelo INSS. Afinal, essas pessoas estão há 12 meses ou mais sem realizar a prova de vida. É crucial ficar atento ao extrato bancário para verificar a necessidade de comparecer à agência e realizar a prova de vida.

Leia mais: Como conseguir um cartão de crédito para negativado? Passo a passo completo

Ao receber a notificação, o processo pode ser on-line pelo aplicativo Meu INSS. Contudo, se o segurado não realizar a prova de vida dentro de 60 dias, o benefício será bloqueado. Caso não seja realizado no prazo estipulado, o pagamento INSS pode ser suspenso e, após seis meses de suspensão, será cessado.

Leia mais: Netflix investe US$ 5 bilhões para exibir luta livre ao vivo! Veja novidade aqui

A realização da prova de vida é fundamental para evitar o bloqueio ou suspensão do benefício. Os segurados notificados devem agir dentro do prazo estabelecido para garantir a continuidade dos pagamentos. O INSS está adotando medidas para notificar e orientar os idosos, garantindo um processo mais eficiente e acessível.

Veja Também:

INSS: 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS com AUMENTO de SALÁRIO em FEVEREIRO? NOVO BENEFÍCIO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.