Imagine, ir até a sua agência sacar o pagamento e perceber que nada caiu em conta no mês, pois o seu benefício foi cortado. Esse cenário desesperador vem atingido milhões de beneficiários que não sabem o que pode bloquear o benefício do INSS!
No entanto, a falta de realização de dois procedimentos padrões do instituto está ligado as principais causas de cancelamento de benefícios ao redor do Brasil! Muitas das vezes os beneficiários esquecem ou não são notificados, e a ausência nas confirmações faz com que o instituto bloqueie, ou até mesmo cancele de vez os pagamentos.
O pior dos cenários é ter que passar por toda a burocracia jurídica para reaver os pagamentos, por isso, para evitar dores de cabeça, a seguir, reunimos as duas principais causas para o bloqueio do benefício no INSS e como evitar.
Procedimentos do INSS que podem bloquear o pagamento do salário

Como vimos acima, o INSS conta com dois procedimentos indispensáveis para o pleno pagamento dos benefícios. Assim, a falta de confirmação de ambos pode impactar seriamente os pagamentos, levando ao bloqueio do benefício.
Os procedimentos servem para evitar fraudes nos depósitos do INSS, bem como, para realizar a manutenção da folha de pagamento do Instituto. São eles a prova de vida do INSS, e o pente fino do Instituto.
Leia mais: SAIU LISTA de quem receberá os atrasados do INSS em 2024 – Como saber se estou na lista?
Se for beneficiário de longa data, você provavelmente já ouviu falar de ambos. Ou mesmo já teve de realizá-los. Vale ressaltar ainda que esses procedimentos passaram por mudanças em 2024, que afetam a forma com que os aposentados realizam os procedimentos.
Por conta disso, muitos beneficiários esqueceram que deveriam fazê-los, o que acarretou bloqueio do benefício por parte do INSS. A seguir vamos apresentar cada um, e ensinar como realizá-los.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Nova prova de vida no INSS
Beneficiários de longa data conhecem de cór a prova de vida do INSS, pois já tiveram que fazê-la inúmeras vezes. Antigamente, era realizada na data de aniversário do beneficiário, dessa forma, estes tinham um prazo de até 10 meses para realizar a confirmação.
Todavia, ela passou por mudanças em 2023 que, na ocasião, passaram a responsabilidade das confirmações para o INSS. Hoje, o procedimento ainda é obrigatório, e demanda que o beneficiário realize ações específicas para que o instituto possa realizar as confirmações.
Leia mais: INSS CONFIRMA MUDANÇA NO PAGAMENTO DE ABRIL – SURPRESA NA CONTA DOS APOSENTADOS – Confira
Na prática, o INSS cruza seus dados com dados de outras instituições públicas e privadas para saber se o cidadão está ou não vivo. Os dados são obtidos através de ações que o segurado realiza ao longo do ano.
Em nosso blog, é possível encontrar uma lista de todas as ações que o INSS recebe de outras instituições para validar a prova de vida. Vale ressaltar a necessidade de realizara a prova de vida, pois uma vez que a mesma não é feita, o instituto cancela os pagamentos, pois entende que o beneficiário faleceu.
Pente-fino do INSS
Temos em segundo e último lugar o Pente Fino do INSS, que ao contrário da prova de vida, pode ocorrer mais de uma vez ao ano. Este ano, o Governo divulgou uma projeção de economia de até R$10 bilhões em benefícios cortados da folha de pagamento através do Pente Fino.
O procedimento busca encontrar fraudes ou benefícios irregulares de aposentadorias, pensões, auxílios temporários e vitalícios, dentre inúmeros outros benefícios que o INSS paga atualmente. Contudo, nessa rodada, o instituto irá avaliar apenas os beneficiários do auxílio BPC, seguro-defeso e do auxílio-doença.
Leia mais: Nova Prova de Vida do INSS: Confira o Passo a Passo Completo!
Para realizar o procedimento, antes, o INSS envia aos segurados uma notificação para convocar os beneficiários. O procedimento ocorre por meio de perícia médica onde irá avaliar se o beneficiário ainda está apto a receber ou se há fraude nos pagamentos.
Assim, o Pente Fino do INSS irá avaliar primeiro o benefício BPC, em segundo o auxílio-doença e por fim o seguro-defeso. Em nosso blog é possível encontrar maiores informações do que é preciso para realizar o pente fino do INSS.
Veja Também: Confira agora quem deverá realizar a prova de vida a partir de abril.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!