INSS pode bloquear seu pagamento Alerta geral para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações para mais de três milhões de segurados, incluindo aposentados e pensionistas, que ainda não realizaram a prova de vida INSS. Outros 1,2 milhão de pessoas receberam o aviso no dia 1 de fevereiro. Portanto, ao todo, o órgão está convocando 4.351.557 cidadãos para atualizarem seus cadastros, pois não há informações desses segurados nos bancos de dados oficiais do governo.

Todos os segurados que receberam o aviso nasceram entre janeiro e março e devem comprovar sua existência para manter a continuidade dos benefícios pagos pelo INSS, já que estão há 12 meses ou mais sem realizar a prova de vida. A notificação é por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por notificação bancária, informando que a prova de vida ainda não concluiu-se. Saiba mais.

Notificação prova de vida INSS

A falta da prova de vida INSS faz o benefício ser suspenso.
A falta da prova de vida INSS faz o benefício ser suspenso. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Os segurados que receberem a convocação devem procurar o INSS ou a rede bancária onde recebem o benefício para realizar a prova de vida INSS. Após 60 dias do recebimento do aviso, se a comprovação não estiver pronta, haverá o corte do benefício. Mas durante esse período, o segurado também pode efetuar a atualização cadastral pelo aplicativo e pelo site Meu INSS.

Se optar pela internet, não basta apenas acessar o Meu INSS, é preciso clicar na aba “Prova de Vida”, localizada em “Outros Serviços”. Mas se fizer o procedimento presencialmente, é preciso levar os documentos pessoais ao banco ou à agência do INSS.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

O que vale como comprovante da prova de vida INSS?

  1. Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps certificados
  2. Atendimento em Agência da Previdência Social
  3. Receber pagamento de benefício com biometria
  4. Fazer empréstimo consignado com biometria
  5. Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico)
  6. Realizar a prova de vida presencialmente em agências bancárias e unidades do INSS;
  7. Qualquer procedimento que atualize os dados dos beneficiários nos sistemas do governo.

E se o benefício for bloqueado? O que fazer?

O benefício tem o bloqueio se o cidadão depois da notificação não comprovar que está vivo nos 60 dias de prazo concedido ou se o endereço cadastrado nas bases de dados do INSS for insuficiente para localizá-lo na pesquisa externa. Nesses casos, a pessoa recebe outro aviso, e o benefício tem o bloqueio por 30 dias. Durante esse período, ela ainda pode realizar a prova de vida no banco, utilizando a biometria dos caixas eletrônicos, ou indo presencialmente a uma unidade do INSS.

Leia mais: Como conseguir um cartão de crédito para negativado? Passo a passo completo

O segurado corre risco de ter o corte do benefício?

Se o beneficiário não comparecer ao banco ou a uma agência do INSS nos 30 dias restantes, o benefício será suspenso. Mas após seis meses de suspensão, o pagamento INSS não ocorrerá mais.

Mudanças da prova de vida INSS

Anteriormente, a prova de vida INSS ocorria anualmente nas instituições financeiras pagadoras de benefícios, sendo um processo presencial com apresentação de documento de identificação com foto a um funcionário ou realizado por biometria nos terminais de autoatendimento. Porém, desde 2020, os segurados também têm a opção de realizar a prova de vida por biometria facial, utilizando a câmera do celular por meio do aplicativo Meu INSS.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/Pasep 2024 está para começar

As modificações são porque, desde 2023, o recenseamento passou a ser por meio do cruzamento de dados que constam dos cadastros do próprio governo e de seus parceiros. A suspensão da prova de vida INSS foi definida ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente. De acordo com as novas regras, o INSS recebe esses dados de órgãos parceiros e os compara com as informações que já estão cadastradas em sua base.

Leia mais: Pagamentos do 13º Salário do INSS podem ser antecipados!

Funcionário público

Para os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida INSS é exclusivamente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br, ou na agência bancária onde o pagamento é efetuado. Este procedimento deve ocorrer no mês de aniversário do servidor ou beneficiário.

Veja Também:

INSS: 13 SALÁRIO dos APOSENTADOS com AUMENTO de SALÁRIO em FEVEREIRO? NOVO BENEFÍCIO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.