Os precatórios do INSS serão pagos. A boa notícia divulgada pelo Conselho da Justiça Federal que será liberado R$25.4 bilhões para pagamento. Entretanto, a maior parte desse valor são para os aposentados que tiveram as suas ações na justiça vencidas contra o INSS. Os precatórios são os valores de dívidas judiciais do governo. Eles correspondem a mais de 60 salários mínimos.
Leia mais: Aumento de salário para quem recebe beneficio do INSS foi anunciado
O comunicado do pagamento foi feito essa semana por um ofício aos Tribunais Regionais Federais, TRFs, feito pelo ministro Humberto Martins. De acordo com o ofício, o valor será liberado conforme o Cronograma de Desembolso Mensal da Justiça Federal.
Os depósitos com os valores serão feitos aos tribunais em julho. Entretanto, o repasse para os segurados ocorrerão na primeira quinzena de agosto. O pagamento dos precatórios do INSS seguirão as emendas constitucionais 113 e 114 da PEC dos Precatórios.
Confira todos os detalhes sobre os precatórios do INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Pagamento dos precatórios do INSS em 2022
Segundo o Tribunal Regional Federal da 4° Região, que atende aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não serão todos os precatórios do INSS que devem ser pagos. Portanto, a lista não será cumprida com excelência.
O não pagamento é em função das limitações que estão descritas na emenda constitucional 114/2022. Este tribunal, em especial, receberá 48,2% dos recursos que seriam necessários para quitar todos os pagamentos dos precatórios do INSS.
Sendo assim, ao esgotar esse montante, o valor final ficará aguardando uma nova disponibilidade financeira. De acordo com o responsável pelo tribunal, somente acontecerá em 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os valores pagos aos segurados serão feitos a partir de julho até agosto. A partir do dia 10 de julho, o Tribunal vai informar quem irá receber o pagamento e quem deverá aguardar até 2023. Portanto, informando se o mesmo será pago integralmente, parcelado em até 180 salários mínimos ou se aguardará até 2023.
Saiba quais são as mudanças do pagamento dos precatórios do INSS
Segundo o texto divulgado na emenda constitucional, o valor total dos precatórios do INSS tem um teto que congela o montante que deve ser pago. Sendo assim, até 2026, o pagamento tem como base o que era pago em 2016 mais o restante dos anos anteriores.
Além disso, parte do valor que eram para pagar os precatórios do INSS, vai para o Auxílio Brasil. Esse é um programa do governo que substitui o Bolsa Família.
Portanto, os segurados que esperam receber o precatório do INSS, devem aguardar a lista que será divulgada em 10 de julho. Além disso, é válido lembrar que esse valor não será pago exatamente no ano previsto. Assim, é necessário aguardar a divulgação de uma segunda lista.
Leia mais: 13º salário INSS: quem recebe no final do ano? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!