INSS: Valores a receber libera recuperação de empréstimo consignado
Se você é aposentado, pensionistas ou se enquadra em qualquer categoria que possa retirar empréstimo consignado, pode verificar se possui valores para receber de devolução do Banco Central. A instituição deu a possibilidade de pessoas recuperarem valores que ficaram esquecidos nos bancos.
Leia mais: O que é margem social do INSS?
O sistema Registrato do Banco Central disponibilizou que as pessoas consultassem valores que possuem nas instituições bancárias e ficaram esquecidos. Esses valores são delas por direito, mas acabaram ficando retidos sem seu conhecimento.
São valores como saldo de contas encerradas que não foram sacados, prêmios de consórcios não resgatados, taxas cobradas indevidamente ou em duplicidade e cobranças de empréstimos feitos de forma errada. Então, se você solicitou empréstimo consignado também pode consultar se não ficou nenhum valor para trás.
Leia mais: Notícia URGENTE: 14º Salário tem novo ofício
Segundo o Banco Central, são cerca de R$ 8 bilhões em valores esquecidos nos bancos, inclusive de empréstimo consignado e seu pagamento foi dividido em três etapas, seguindo uma ordem de ano de nascimento. Para consultar, é preciso acessar o sistema Valores a Receber pelo seguinte link: https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/, colocando CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura de empresa.
Ao acessar, vai aparecer se você possui valores para resgatar e qual a data que pode solicitar a transferência para uma conta em sua titularidade. Se você perder a data de transferência, pode acessar novamente na data de repescagem. Acesse conforme a tabela abaixo:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
---|---|---|
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
ATENÇÃO: Para solicitar a transferência dos valores de empréstimo para uma conta, é preciso que o cidadão tenha cadastro na plataforma gov.br a nível de segurança prata ou ouro. Existem três níveis: bronze, prata e ouro. Assim que é feito o cadastro, já consegue o nível bronze. Para subir de nível, existem algumas etapas a serem seguidas.
Se você ainda não tem cadastro no gov.br, pode realizar pelo link https://www.gov.br/pt-br. Também, há a possibilidade de baixar o aplicativo para Android ou iOS. Para que você obtenha os níveis prata ou ouro, é preciso seguir os passos abaixo:
Nível prata:
Pode ser obtido através da validação facial feita através do aplicativo gov.br. Assim, será verificado a foto nas bases de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível fazer através da validação dos dados pelo internet banking de um dos bancos credenciados ou através da validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, em caso de servidores públicos e federais.
Leia mais: Presidente finalmente se manifesta sobre o 14º salário
Nível ouro:
Pode ser obtido através da validação facial pelo aplicativo gov.br para verificação nas bases da Justiça Eleitoral e através dos dados com Certificado Digital que seja compatível com ICP-Brasil.
Os pagamentos serão feitos através de PIX, DOC ou TED. O prazo para entrar na conta é de 12 dias úteis. A devolução dos valores iniciam no dia 07 de março. Caso os beneficiários percam a data novamente na repescagem, podem participar da repescagem do dia 28/03, das 04h às 00h.
É importante esclarecer que, mesmo que o resgate não seja realizado, os valores permanecerão guardados até o dia em que o cidadão possa o solicitar.
Se você gostou das informações sobre recuperação de empréstimo consignado, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: