Juros de Empréstimo Consignado do INSS são Reduzidos pelo CNPS: Saiba Mais!

Em uma medida recentemente aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), a taxa máxima de juros em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reduz. Os juros do empréstimo consignado diminuirão de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês.

Da mesma forma, para operações que envolvem cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, haverá uma queda na taxa máxima de juros de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês. A nova taxa entrará em vigor oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Confira mais informações sobre o empréstimo consignado.

As regras do empréstimo consignado do INSS

Confira as novas taxas de juros do consignado! (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Confira as novas taxas de juros do consignado! (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Em resumo, o empréstimo consignado do INSS ocorre para aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto. Ao longo do ano esse tipo de crédito foi estendido também para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mas foi vetado para outros grupos.

Leia mais: CNPS Aprova Redução de Juros para Empréstimos Consignados do INSS em 2024!  

Ademias, nesse tipo de crédito, até 45% da renda do segurado pode ser comprometida. Destes, 35% destina-se para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão benefício. O valor máximo parcelado é de R$ 462 por mês.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Empréstimo pago em até 7 anos

O valor total do empréstimo divide-se em um período de até 84 meses, ou seja, sete anos. Desse modo, segundo informações do Ministério da Previdência, as taxa de juros têm sofrido reduções ao longo do ano.

Leia mais: URGENTE! SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS para Aposentados e Pensionistas INSS 2024 – Entenda todos os detalhes

Além disso, atualmente, as taxas estão com um teto de 2,73% para empréstimo no cartão e de 1,84% para desconto em folha de pagamento.

Informações relevantes sobre o empréstimo

Assim, dentre as informações obrigatórias fornecidas sobre o empréstimo consignado do INSS, é necessário informar as taxas de juros mensais e anuais, a data do primeiro desconto, o CET (Custo Efetivo Total) mensal e anual, bem como informação diária das taxa de juros para as novas operações de empréstimo pessoal consignado, cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício.

Leia mais: Renegocie suas dívidas: Descontos de até 70% e prazos estendidos!

Portanto, também ocorre a disponibilização do número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da Central de Atendimento ao Consumidor (CAC) para dirimir dúvidas dos beneficiários.

Veja Também:

R$ 7,786 novo salário INSS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.