Todos os aposentados e pensionistas do INSS tiveram uma grande surpresa em relação aos seus pagamentos. O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu alterar de forma definitiva o destino dos pagamentos dos segurados para os próximos meses. Veja o que vai acontecer:
O presidente Lula assinou recentemente um decreto que altera o pagamento para aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e gerou muita expectativa nos beneficiários, que já aguardavam a confirmação desse pagamento há muito tempo.
Quer entender todas as mudanças que o presidente Lula sancionou? Então continue a leitura abaixo para que nenhuma dúvida sobre o pagamento fique sem resposta.
Alteração no pagamento do 13° salário
O presidente Lula trouxe alívio para muitos aposentados, pensionistas e demais beneficiários. Isso ocorreu porque o político assinou o decreto que todos aguardavam: o decreto que antecipa o décimo terceiro salário do INSS .
A novidade foi o suficiente para proporcionar um grande alívio aos segurados que esperavam pela antecipação, como ocorreu nos anos anteriores.
No entanto, algo que muitos ainda desconhecem é quem, de fato, tem direito ao benefício do décimo terceiro salário. Em razão desse detalhe, explicaremos abaixo quem pode ou não receber.
Quem tem direito ao benefício?
Todos os aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social estão automaticamente incluídos para o recebimento do abono anual do INSS, que já é aguardado por todos os grupos.
Em outras palavras, segurados e dependentes que em 2025 forem contemplados com auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão também poderão receber o valor.
Porém, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), por exemplo, não têm direito ao pagamento do 13° salário do INSS, pois ele trata-se de um benefício de caráter assistencial apesar de seus repasses serem de responsabilidade do INSS.
A primeira parcela corresponderá a 50% do benefício no mês de abril, sendo paga juntamente com os benefícios daquela competência. A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, sendo paga junto aos benefícios da competência do mês de maio.
Cerca de 33 milhões de beneficiários devem receber esse repasse, o que injetará cerca de R$ 70 bilhões na economia no primeiro semestre.
Datas de pagamento do 13º salário INSS antecipado em 2025
1º parcela para quem ganha um salário mínimo:
- NB final 1: 24 de abril
- NB final 2: 25 de abril
- NB final 3: 28 de abril
- NB final 4: 29 de abril
- NB final 5: 30 de abril
- NB final 6: 2 de maio
- NB final 7: 5 de maio
- NB final 8: 6 de maio
- NB final 9: 7 de maio
- NB final 0: 8 de maio.
1º parcela para quem ganha acima do mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de maio
- Finais 2 e 7: 5 de maio
- Finais 3 e 8: 6 de maio
- Finais 4 e 9: 7 de maio
- Finais 5 e 0: 8 de maio.
2º parcela para quem ganha um salário mínimo:
- NB final 1: 26 de maio
- NB final 2: 27 de maio
- NB final 3: 28 de maio
- NB final 4: 29 de maio
- NB final 5: 30 de maio
- NB final 6: 2 de junho
- NB final 7: 3 de junho
- NB final 8: 4 de junho
- NB final 9: 5 de junho
- NB final 0: 6 de junho.
2º parcela para quem ganha acima do mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho.
Gostou do conteúdo? O Jornal JF oferece notícias diárias sobre o INSS, política, economia e entretenimento para mantê-lo sempre atualizado. Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma novidade!