Quem chega na terceira idade possui benefícios garantidos por lei através do Estatuto do Idoso. Porém, muitos idosos não sabem desses direitos e, por conta disso, acabam não solicitando em algumas situações. Confira agora 5 benefícios exclusivos que separamos:
1- Prioridade em atendimento, programas de habitação e processos judiciais
Os idosos têm direito a prioridade em atendimento nos estabelecimentos comerciais. Nesse caso, o estabelecimento deve ofertar filas ou senhas preferenciais, ou simplesmente, passar os idosos com mais de 60 anos na frente dos demais.
Em relação aos programas de habitação, sejam eles municipais, estaduais ou federais, devem oferecer determinadas vagas para quem é idoso com mais de 60 anos. Assim, quem está na terceira idade e tem o sonho de adquirir a casa própria, poderá usufruir desse direito.
Já o idoso que está com algum processo na justiça, poderá solicitar a sua análise para o juiz antes dos demais.
2- Meia entrada
Idosos com mais de 60 anos também possuem o direito a meia entrada em atividades de lazer, jogos, teatro, ou qualquer atividade cultural. Para receber o desconto, basta apresentar a documentação na hora da compra do ingresso.
Leia mais: Surpreendente: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500 do INSS; Entenda agora
3- Transporte público gratuito
O transporte público é gratuito para idosos com mais de 65 anos. Para poder usufruir do direito a gratuidade, é preciso que o idoso apresente um documento de identificação no momento da compra da passagem.
Para as viagens interestaduais, é obrigatório a reserva de dois assentos para idosos com mais de 65 anos. Dessa forma, quando esses forem ocupados, a companhia deve oferecer desconto para essas pessoas.
4- BPC/Loas- Benefício de Prestação Continuada
O Benefício de Prestação Continuada- BPC para idoso pode ser pago para quem não contribuiu com a Previdência Social. Dessa forma, quem tem mais de 65 anos pode solicitar o benefício se cumprir alguns requisitos, ou seja, é como se fosse uma aposentadoria. Esse benefício também é voltado para quem possui alguma deficiência.
Para receber, é preciso ter renda de até um quarto de salário mínimo; ter cadastro único atualizado e estar com o CPF regular na Receita Federal. O valor do benefício é de um salário mínimo, pago todos os meses. Entretanto, quem recebe não tem direito ao 13º salário. A solicitação é feita pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Leia mais: Pagamento do 13° Salário vai ser antecipado? CONFIRA
5- Limite de reajuste em planos de saúde
Todos os anos, os planos de saúde recebem um reajuste. Mas, o plano dos idosos com mais de 60 anos deve permanecer. Do mesmo modo, os planos de saúde para idosos não pode sofrer nenhum prejuízo em relação a sua cobertura por conta disso.
Veja também: Pagamento 14º salário INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!