São várias as razões pelas quais brasileiros passam por dificuldades financeiras: crise econômica causada por pandemia do COVID-19, conflito europeu entre Rússia e Ucrânia, encarecimento da gasolina por conta dos barris de petróleo, enfim, motivos não faltam. Com isso, aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC entre vários outros grupos precisam de um auxílio ou crédito extra para lidar com suas economias.
Sendo assim, a margem social surge como uma salvadora, tal como o empréstimo consignado! Mas qual é a melhor opção? Saiba aqui!
O que é margem social e quais suas taxas?
Margem social é o Projeto de Lei (PL 4732/2020) em questão que pretende disponibilizar R$20.000 a aposentados; pensionistas; servidores públicos; militares.
Leia em seguida: Salário mínimo dos aposentados vai subir; Assim, veja novo valor do salário INSS
O contrato da margem social teria as seguintes características:
- Se o crédito da margem dos consignados de 35% estiver negativa, você ainda pode utilizar a margem social;
- Vale para todas as modalidades não somente beneficiários do INSS;
- Assim o limite de crédito é de até R$ 20 mil por beneficiário;
- Carência de até 120 dias para pagamento;
- Taxa de juros de no máximo 5% ao ano;
- Isenção de IOF;
- Vedada a cobrança de taxas, tarifas, comissões, serviços de terceiros, taxas de retornos ou demais modalidades de cobranças durante a liberação do crédito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é empréstimo consignado e quais suas taxas?
Por outro lado, temos também a opção do empréstimo consignado. O empréstimo consignado é um tipo de crédito pessoal em que as parcelas são descontadas da folha de pagamento. Ou seja, já estão descontadas as parcelas a serem pagas quando do recolhimento de benefícios ou salários mensais.
Leia em seguida: Empréstimo consignado do INSS: entenda todo o aumento da margem em 2022
Em suma, o risco de inadimplência é praticamente zero, o que torna os juros baixos nesse tipo de crédito pessoal. Aposentados, pensionistas e servidores públicos do INSS têm direito a empréstimos salariais. A taxa de juros em alguns bancos chega a ser cerca de 2,1% ao mês.
Uma grande novidade para os beneficiários do INSS que estão interessados em contratar empréstimo consignado, é o novo cartão benefício. Por meio desse cartão, os aposentados, pensionistas e BPC/Loas, poderão realizar compras no crédito e ainda sacar um bom valor em dinheiro.
Leia em seguida: INSS liberou grana extra para aposentados; então consulte se seu nome está na lista
Para este novo cartão, os aposentados e demais grupos, terão 5% de margem para usar neste. Dessa forma, anteriormente tinham 40% de margem ao total, agora, passará ser de 45%, sendo:
- 35% de margem para empréstimo consignado;
- 5% de margem para o cartão de crédito consignado;
- 5% de margem para o novo cartão benefício.
Qual vale mais a pena: empréstimo consignado ou margem social?
Após compararmos os valores acima, podemos concluir que financeiramente, a margem social possui mais vantagens ao contratante. Entretanto, a margem social não foi aprovada! Então não está disponível. Por isso, o empréstimo consignado vence a disputa, e surge como alternativa viável, desde que feito após bastante cuidado, planejamento, contas, para não se perder em dívidas!
Leia também:
- Aumento de salário dos aposentados 2023: veja o novo valor
- Revisão da vida toda aumenta salário dos segurados do INSS;
- Você é aposentado? Veja como solicitar o novo cartão benefício do INSS
- Bolsonaro Assinou! Cartão Benefício e Empréstimo Auxílio Brasil
- INSS vai liberar uma bolada! Veja se você tem pagamento de RPV
- Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Assim, consulte quem vai receber esse abono extra; então, confira como vai funcionar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os dias de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!