Matrículas Escolares 2024 em Pernambuco: Prazos, Documentos e Como Fazer On-line

As Matrículas Escolares 2024 em Pernambuco on-line se encerraram. Afinal, a fase de pré-matrícula foi até dezembro de 2023. Portanto, os pais e responsáveis que não conseguiram efetuar a pré-matrícula nessa etapa agora devem procurar as escolas de maneira presencial para confirmar a vaga.

É importante que todos os documentos necessários sejam apresentados neste momento. Isso evita contratempo e, até mesmo, demora no ato de garantir a vaga escolar da criança.

Veja, então, como fazer a Matrículas Escolares 2024 em Pernambuco. Boa leitura!

Importância das Matrículas Escolares 2024 em Pernambuco

Matrícula escolar 2024 está aberta em Pernambuco
Matrícula escolar 2024 está aberta em Pernambuco (Fonte: Freepik)

A matrícula escolar é o primeiro passo para garantir a permanência da criança ou adolescente na unidade escolar. Portanto, ela é necessária sempre que o estudante que for mudar de instituição ou de ciclo – do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, por exemplo.

Leia mais: Pagamentos Atrasados do INSS: Lista de Aposentados Beneficiados – Confira Agora mesmo! Veja

O procedimento também é obrigatório para quem vai ingressar no EJA (Ensino de Jovens e Adultos). O programa destina-se a pessoas com mais de 15 anos que não terminaram o ciclo escolar na idade regular.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Orientações sobre a matrícula on-line

Embora a matrícula escolar on-line assegure a vaga do aluno, esse processo serve para que os pais ou responsáveis tenham o direito de escolher a escola na qual desejam que seus filhos estudem, assim como o turno de preferência. Mas quem não realiza o pré-cadastro e efetiva a matrícula acaba ficando com as vagas remanescentes.

Leia mais: Benefício adicional aprovado: INSS libera R$ 20 mil extras para este grupo – saiba como acessar!

Para a realização do cadastro on-line, acesse o site da Matrícula Escolar, clique em “Faça a sua inscrição” e preencha a ficha com as informações na página. Depois disso, aparecerá um protocolo, guarde o número para apresentar na escola.

Documentos necessários para a matrícula escolar

Para a matrícula on-line, são necessários o RG e o CPF do aluno e do responsável, além do endereço e do telefone de contato.

Porém, no caso da matrícula presencial, além do número da inscrição do Cadastro 2022, exige-se a cópia da certidão de nascimento, o histórico escolar ou declaração original da última escola em que o estudante estudou, o comprovante de residência com CEP, a cópia da carteira de vacinação, o comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, e uma foto 3×4 recente.

Leia mais: Imposto MEI sofre Aumento: Confira os novos valores

Caso o estudante tenha condições especiais ou necessite de atendimento personalizado na escola, é imprescindível apresentar todos os documentos que comprovem essa situação. Assim, a escola estará devidamente informada e preparada para oferecer o suporte necessário ao aluno.

Prazos e informações adicionais

O cadastro on-line para as vagas remanescentes acontece entre 18 e 22 de janeiro de 2024 em Pernambuco, mas a matrícula presencial será realizada de 24 a 26 do mesmo mês. É importante ressaltar que os pais ou responsáveis que não confirmarem a pré-matrícula on-line terão as vagas retornadas ao sistema.

Ademais, é válido lembrar que o processo de seleção de cada unidade escolar leva em conta critérios como proximidade do endereço de moradia com a escola, se há irmãos estudando no mesmo local e se a criança tem alguma deficiência ou necessidade especial. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos aos prazos estabelecidos para garantir a matrícula dos estudantes no ano letivo de 2024.

Veja Também:

G1 CONFIRMA TRISTE NOTÍCIA que AFETA a TODOS! Aumento Acima Mínimo Aposentados e Pensionistas (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.