Com o avanço da terceira idade, solicitar a carteira do idoso pode ser uma boa opção. Afinal, o governo brasileiro tem se esforçado na criação de programas e benefícios para facilitar a vida dessa parcela da população. Entre as vantagens, destaca-se esse documento, emitida pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
Dedicado a cidadãos com mais de 60 anos, essa carteira oferece vantagens como vagas preferenciais de estacionamento, meia-entrada em eventos e atendimento prioritário em diversos estabelecimentos pelo país. Quanto ao transporte, esse documento garante o direito a passagens gratuitas em ônibus interestaduais ou desconto de 50% caso as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Veja mais detalhes sobre a carteira do idoso.
Como solicitar a carteira do idoso?
Para aderir à carteira do idoso, o processo é bastante simples e pode ser de duas maneiras: on-line ou presencial. Lembramos que o processo é descomplicado, portanto, mesmo que não está adepto a mexer em sistemas digitais terá facilidade com o passo a passo.
Leia mais: Imposto MEI sofre Aumento: Confira os novos valores
Solicitação on-line da carteira do idoso
No caso da solicitação on-line, o idoso deve acessar o site do Gov.br, clicar em “iniciar” e, em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”. Após inserir os dados e documentos solicitados (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Solicitação presencial da carteira do idoso
Se o interessado que preferir realizar a solicitação presencialmente, precisa se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) levando consigo um documento de identidade com foto, CPF e Número do NIS. Portanto, para os que ainda não possuem o CadÚnico (Cadastro Único), o cadastro realiza-se durante a solicitação da carteira.
Leia mais: Pagamentos Atrasados do INSS: Lista de Aposentados Beneficiados – Confira Agora mesmo! Veja
No entanto, informamos que a obtenção da carteira via CRAS pode demorar até 45 dias. Se houver urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória ao beneficiário.
Informações contidas na carteira do idoso
A carteira do idoso contém diversas informações relevantes. Por exemplo, o nome completo do titular, a data de nascimento, o número do documento de identificação (RG ou CPF), o NIS, a data de expedição e validade da mesma e um QR Code com código alfanumérico para conferência de dados.
Leia mais: Reajuste no Salário Mínimo Impacta no Saldo do FGTS e Outros Benefícios Sociais
Quem pode solicitar?
Todos os brasileiros com mais de 60 anos que recebem até dois salários mínimos e não possuem comprovação de renda podem solicitar a carteira do idoso. Porém, é indispensável o cadastro no CadÚnico do Governo Federal.
Importante salientar que essa carteira possui validade de dois anos. Portanto, ao se aproximar da data de vencimento, é preciso solicitar uma nova para não ficar sem os benefícios garantidos.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!