Há pouco tempo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) trouxe novas diretrizes que prometem causar grande impacto na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em certos tipos de veículos. Nessa situação, surge a dúvida se a CNH está chegando no fim para alguns motoristas.
A resposta é sim! Depois de alguns bons anos, o documento não será mais necessário para algumas pessoas! As quais você descobrirá a seguir quem são.
Quer entender com detalhes essa nova lei que traz o fim da CNH para determinados grupos? Então continue conosco para descobrir.
CNH tem novas regulamentações
Primeiramente, podemos destacar que as mudanças na lei da CNH apontam sim para o fim do documento, mas apenas em situações específicas. Sendo assim, podemos afirmar que esse é o início de uma transformação no mundo da habilitação.
Leia mais: Aposentados Recebem Ótimas Novidades: 3 Mudanças Anunciadas, com Benefício Extra – Confira!
É possível encontrar detalhadamente as alterações nas normas de trânsito por meio da Resolução n° 996/2023. A CNH representa para muitos uma conquista, e com a nova regulamentação, será possível distinguir melhor qual categoria pertence e determinados veículos.
Aos que não sabem, a CNH é mais que um simples documento para regulamentar a condução, a mesma tem grande importância para distinguir os tipos de categorias para cada automóvel que o cidadão está apto a pilotar.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Será mesmo o fim da CNH?
Alguns pontos mais afetados pela nova regulamentação de trânsito, que traz o fim da CNH, prevê mudanças, sobretudo, no uso de certos equipamentos de segurança. Agora, se faz obrigatório o uso de campainhas, bem como de espelhos em veículos de transporte como as bicicletas e bicicletas elétricas.
Da mesma forma, é também atualmente necessário a execução de um protocolo para registro de ciclomotores. As diferenciações de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual, como patinetes, apontam para um cuidado maior na regulamentação do tráfego.
Assim, a nova regulamentação promete trazer benefícios para inúmeros meios de transportes, trazendo um impacto tão grande que é preciso estar atento nas informações a seguir, para entender cada detalhe.
Com o fim da CNH quem poderá se beneficiar?
Primeiramente, um dos veículos que mais serão beneficiados com a nova regulamentação será o ciclomotor, veículo de 2 ou 3 rodas que comporta um motor com capacidade máxima de 50 cm³, com velocidade de até 50 km p/h. Outro veículo a entrar na lista são as bicicletas sem motor, de duas rodas.
Leia mais: STF decidiu ampliar licença de maternidade para autonomia! Confira como vai funcionar
Temos também os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos que inclui: skates, patinetes e monociclos que contam com um motor para a sua propulsão. Em contrapartida, é de suma importância portar a CNH na grande maioria das motocicletas, ciclomotores e motonetas.
Para conduzir tais veículos dentro das leis estaduais, será necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.
Veja Também: Abono 13º salário antecipado! Descubra se você recebe no primeiro semestre.
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!