O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram em 11 de março um mutirão voltado para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado à pessoa com deficiência na região Nordeste.
Essa ação abrangerá 56 unidades na região que atualmente não contam com atendimento de perícia médica. O mutirão tem previsão de encerramento em 28 de março.
Para saber mais sobre a perícia médica do INSS, continue lendo este artigo e conheça os principais detalhes dessa iniciativa importante.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Perícia Médica do INSS: o que é?
A perícia médica INSS é um procedimento realizado por profissionais de saúde designados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliar a condição médica dos segurados e determinar sua capacidade para o trabalho, bem como sua elegibilidade para benefícios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O procedimento de perícia médica do INSS visa garantir que os benefícios sejam concedidos aos beneficiários de acordo com a legislação previdenciária.
Leia Mais: Projeto prevê isenção de imposto para empresas inclusivas- Confira como vai funcionar
Mutirão de Perícia Médica INSS no Nordeste
Foram disponibilizadas mais de 6 mil vagas para atendimento, visando agilizar o processo para os requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agendar consultas ficou mais acessível, podendo ser feito pelos canais de atendimento, como a central telefônica 135, além do site ou aplicativo do Meu INSS.
O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) e o início do Programa de Enfrentamento à Fila do BPC no Nordeste têm como propósito atender aos nove estados da região, concentrando esforços nas agências localizadas no interior. Isso visa oferecer uma resposta mais rápida aos solicitantes do BPC.
Caio Figueiredo, superintendente regional do INSS no Nordeste, ressaltou o empenho conjunto do Ministério, da Perícia Médica Federal e do INSS para agilizar a concessão de benefícios e garantir o reconhecimento dos direitos da população. Ele destacou a prioridade de atuação nas áreas sem perícia médica, visando evitar deslocamentos longos de pessoas com problemas de saúde para outros municípios.
Leia Mais: CCJ do Senado Vota PEC das Drogas nesta Quarta-feira (13): O Que Isso Significa?
Atendimento na Bahia
De acordo com informações fornecidas pela entidade, 56 unidades na região Nordeste abriram mais de 6 mil vagas para atendimento. Na Bahia, a iniciativa abrange diversas cidades, como Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Esplanada e Eunápolis.
O INSS destaca que o mutirão prioriza as agências localizadas no interior do estado que não possuem serviços de perícia médica. Isso é feito com o objetivo de proporcionar uma resposta mais ágil às pessoas que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Leia Mais: Descubra as Frutas que Podem Ser Obstáculo para sua Perda de Peso
Atendimento na Paraíba
Leia Mais: FOI CONFIRMADO HOJE Pagamento de 2 parcelas de R$2.118 para Abril e Maio – Veja quem tem direito
Veja também: INSS CONFIRMA Antecipação de VALORES – Empréstimo Consignado 2024
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!