O novo Real Digital, diferentemente das outras moedas digitais, terá emissão pelo Banco Central, além disso contará com um valor estável. A novidade deve estar disponível já nos próximos dias para os cidadãos. O anúncio já foi feito no ano passado e deve, finalmente, começar a ser liberado. Confira como vai funcionar.
Na quinta-feira, dia 20, o novo Real Digital, poderá estrear de forma experimental no país. Vale destacar que essa nova moeda não será um cripto e, sim, uma moeda cujas especificações serão feitas pelo Governo Federal, ou seja, terá um valor estável, dentre outras características.
Confira como vai funcionar essa nova moeda brasileira, com transação digital, assim como a sua utilização no mercado econômico.

Novo real digital como funciona
Desde que o Banco Central apresentou o Real Digital, muitas são as ações tomadas pelos grupos interessados, para tentar definir como vai funcionar essa moeda e quais as suas utilizações. O LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) é uma dessas ações criadas para essa definição e conta com integrantes do Itaú, Santander, Visa, Mercado Bitcoin e Febrapan.
Leia mais: SAIU: Novo limite extra liberado para aposentados e pensionistas do INSS; Confira
Em um contexto digital, onde cada vez mais procedimentos se fazem pela internet, a criação de uma produtos digitais vem em uma crescente. Por exemplo, as criptomoedas foram criadas para a utilização no ambiente digital.
Mas, o Real Digital, apesar de ser uma moeda digital e não palpável como as cripto, será centralizada e emitida pelo Banco Central. De acordo com a instituição, o Real Digital será uma extensão do dinheiro físico, ou seja, R$10,00 valem R$10,00 de araras. No caso das criptomoedas, a aplicação é um investimento. Ou seja, o seu valor varia conforme o mercado digital.
Não é preciso ter uma conta bancária para possuir o Real Digital, pois esse dinheiro ficará armazenado em uma carteira virtual. O gerenciamento das transações ocorre pelo próprio Governo Federal. Ainda, será possível viajar e converter para a moeda do país de destino.
Leia mais: Novo limite extra para os aposentados do INSS: Saque esses valores
Real Digital é seguro?
A expectativa é desenvolver a nova moeda dentro da tecnologia blockchain. Essa tecnologia permite o bloqueio de informações sobre a moeda, que possui dados em blocos. Sendo assim, as fraudes não ocorrem com tanta facilidade e os órgãos de controle conseguem acompanhar as transações.
Essa nova moeda vem sendo testada por um grupo de pessoas, ativas no mercado de moedas, que vão testar a viabilidade da aplicação do novo Real Digital para um público mais amplo.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!